CI confirma Lúcia Vânia como presidente e Blairo Maggi como vice — Rádio Senado

CI confirma Lúcia Vânia como presidente e Blairo Maggi como vice

LOC: A ÚNICA COMISSÃO PERMANENTE QUE AINDA NÃO HAVIA INICIADO OS TRABALHOS DE 2011 ELEGEU NESTA QUINTA A SENADORA LÚCIA VÂNIA, DO PSDB DE GOIÁS, PARA PRESIDIR O COLEGIADO.

LOC: A VICE-PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO FICARÁ COM O SENADOR BLAIRO MAGGI, DO PR DE MATO GROSSO. MAS EM 2012 O SENADOR FLEXA RIBEIRO, DO PSDB DO PARÁ, PODE ASSUMIR O COLEGIADO.

TÉC: Para resolver uma disputa interna, a bancada do PSDB propôs uma divisão dos dois anos da presidência da Comissão de Infraestura: em 2011, a senadora Lúcia Vânia, de Goiás, em 2012, Flexa Ribeiro, do Pará. O líder dos tucanos, senador Álvaro Dias, do Paraná, acredita que os outros partidos vão respeitar essa decisão da bancada, que implicará a renúncia de Lúcia Vânia no ano que vem e uma nova eleição. (ÁLVARO) Se pleitear um senador de outro partido rompe um acordo e afronta a tradição do Parlamento. Isso não ocorre. Obviamente qualquer um tem esse direito de disputar. Mas há aqui um regulamento, resultante da prática, um acordo implícito. (REP) Lúcia Vânia assumiu o cargo prometendo muito empenho para discutir temas como os gargalos da infraestrutura no País, as obras do PAC e as da Copa do Mundo de 2014. Outro tema que também deve ganhar relevância, por conta do desastre no Japão, é a energia nuclear. Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, se mostrou preocupado com a capacidade de o Brasil lidar com uma situação parecida nas usinas de Angra dos Reis. (LINDBERGH) V. Exªs sabem que Angra dos Reis, no ano passado, ficou vários momentos completamente ilhada por problema de chuvas? Ou seja, a possibilidade de acidente é muito pequena, mas o dano é altíssimo. E o que eu sei, e tenho certeza, é que não temos um plano bem elaborado de emergência, com treinamento da população. Fico imaginando se alguma coisa acontecesse em Angra dos Reis. (REP) A comissão acabou aprovando um requerimento de audiências públicas para discutir o programa nuclear brasileiro, em conjunto com as Comissões de Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
17/03/2011, 01h15 - ATUALIZADO EM 17/03/2011, 01h15
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00