Governador do Amapá pede ao senador Sarney apoio para estatizar a empresa — Rádio Senado

Governador do Amapá pede ao senador Sarney apoio para estatizar a empresa

LOC: O GOVERNADOR DO AMAPÁ PEDIU AO SENADOR JOSÉ SARNEY APOIO PARA O ESTADO RESOLVER O PROBLEMA DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO ESTADO.
 
LOC: CAMILO CAPIBERIBE TAMBÉM ESPERA AJUDA DO PRESIDENTE DO SENADO PARA A INCLUSÃO DE OBRAS DE UMA RODOVIA ESTADUAL NA SEGUNDA VERSÃO DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO.

O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, recebeu a visita do governador do estado, Camilo Capiberibe. Ele fez três pedidos para o senador amapaense no encontro do qual participaram representantes da bancada no Congresso Nacional. O governador fez um apelo para que José Sarney ajude nas negociações junto ao Ministério de Minas e Energia para que o governo federal possa estatizar a Companhia Energética do Amapá. As dívidas da CEA somam R$ 800 milhões e poderiam ser bancadas com recursos de um fundo destinado a esse fim. Segundo Camilo Capiberibe, o estado não tem condições de bancar o rombo, o que comprometeria as contas públicas. De acordo com ele, se a União assumir o controle da CEA, o estado não ficará endividado. Além disso, poderá fazer investimentos para que a empresa se torne uma exportadora de energia no prazo de cinco anos. Por outro lado, a solução poderá ser incluída numa medida provisória em análise na Câmara dos Deputados. (Governador) Isso é uma intervenção política dele que agradeceríamos porque se mudar o ambiente de negociação no Ministério, isso é um grande passo.Podemos construir até 26 hidrelétricas do Amapá. O estado vai se beneficiar com isso e vamos ser exportadores de energia. A situação é: hoje é um quadro muito ruim, mas em 5 anos isso será revertido para a CEA e para o setor energético no Amapá. É hora de se decidir. Quero uma decisão que não prejudique o Amapá. REP: O governador solicitou ainda ao presidente José Sarney que converse com a presidente Dilma Rousseff a fim de incluir a construção de uma rodovia importante para o Estado no catálogo de obras do Programa de Aceleração do Crescimento 2. (Governador) Para que possamos fazer um pedido conjunto da bancada federal e do governo do Amapá para que as obras da BR 156 trecho Sul, uma estrada fundamental de interligação de toda a parte Sul do estado possam entrar no PAC 2. Esse é um pedido para a presidente Dilma. Sabemos do prestígio do presidente do Senado e de toda bancada em torno desse projeto que é importante para o Amapá. REP: Camilo Capiberibe também pediu a liberação das emendas do senador José Sarney já aprovadas no Orçamento Geral da União destinadas à construção de um museu e uma biblioteca no Amapá.
15/03/2011, 04h16 - ATUALIZADO EM 15/03/2011, 04h16
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00