Casildo avalia que proposta deve ser uma das prioridades do Congresso — Rádio Senado

Casildo avalia que proposta deve ser uma das prioridades do Congresso

LOC: A POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ ANSIOSA POR UMA REFORMA TRIBUTÁRIA QUE REDUZA OS IMPOSTOS, SIMPLIFIQUE A ARRECADAÇÃO E MELHORE A DISTRIBUIÇÃO DO TOTAL ARRECADADO ENTRE UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS.

LOC: A AVALIAÇÃO É DO SENADOR CASILDO MALDANER, DO PMDB DE SANTA CATARINA, PARA QUEM A REFORMA DEVE SER UMA DAS PRIORIDADES DO CONGRESSO NACIONAL.

Em discurso na tribuna do Senado, Casildo Maldaner lembrou que a carga tributária no país supera os 35% do PIB, a soma de todas as riquezas produzidas no país. Segundo ele, a redução dessa carga vai contribuir para dinamizar a economia e ajudar na formalização de novos negócios. Outro aspecto que deve ser abordado na Reforma Tributária, de acordo com o senador catarinense, é a simplificação do modelo de arrecadação, pois a população desconhece a maioria dos impostos que é obrigada a pagar. (CASILDO MALDANER) Vamos tentar simplificar isso. Olhem, é uma loucura! Os contadores entendem e, mesmo assim, quando falo com eles, é um emaranhado de impostos, disso e daquilo. E o que é simplificar? A forma de arrecadação é, de certa forma, confusa, ela é intrincada, com uma miríade de impostos, a maioria deles desconhecida inclusive da população. (REPÓRTER) O senador Casildo Maldaner também apontou a necessidade de uma melhor distribuição do dinheiro arrecadado entre as diferentes esferas do Estado. (CASILDO MALDANER) Na medida em que a maioria absoluta dos impostos arrecadados no país - cerca de 67%, 70% , o senador Luiz Henrique tem debatido muito isso - fica nas mãos do Governo Federal. Ou seja, quase dois terços ficam na mão do Governo Federal, enquanto cerca de 25%, 30% são divididos entre Estados e Municípios. Daí, é essencial que essa proporção seja revista. (REPÓRTER) De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o Brasil é o 14º país que mais arrecada impostos em todo o mundo.
25/02/2011, 04h55 - ATUALIZADO EM 25/02/2011, 04h55
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00