Tráfico de pessoas pode ser tema de CPI — Rádio Senado

Tráfico de pessoas pode ser tema de CPI

LOC: O TRÁFICO DE PESSOAS PODERÁ SER TEMA DE UMA CPI NO CONGRESSO NACIONAL. A PROPOSTA É DA SENADORA MARINOR BRITO, DO PSOL DO PARÁ. 

LOC: SEGUNDO ELA, A MAIORIA DOS CASOS DE TRÁFICO DE PESSOAS TEM LIGAÇÃO COM OUTROS CRIMES, COMO TRABALHO ESCRAVO E TRÁFICO DE DROGAS. 

TÉC: A intenção da senadora Marinor Brito é que a comissão parlamentar de inquérito use dados oficiais, como os números do Censo, e também pesquisas de organizações não governamentais, para apurar os crimes e criar mecanismos para punir o trafico de pessoas. Um estudo da organização das Nações Unidas estima que 4 milhões de pessoas são vitimas deste crime todos os anos no mundo. Um levantamento da organização dos estados americanos apontou que 240 rotas de tráfico internacional têm o Brasil como ponto de passagem. Marinor Brito lembrou que desde o inicio de sua vida pública, luta para combater as redes de tráficos de pessoas, que tem forte presença na região amazônica. A senadora paraense informou que a intenção da CPI mista é envolver o maior número possível de parlamentares dos estados em que o problema é mais grave, como Goiás e São Paulo, além das regiões de fronteira. (Marinor Brito)¿ fazer um trabalho interligado, com uma composição pluripartidária, espero, com a representação de diversos representantes dos Estados brasileiros, sobretudo de onde identificamos os maiores problemas e as principais rotas organizadas no Brasil.¿ (Ana) As pesquisas da Organização das Nações Unidas e entidades ligadas aos direitos humanos e ao trabalho mostram que a maioria dos casos de tráfico de pessoas está ligada à exploração sexual. Oitenta por cento das vítimas são mulheres. A segunda causa é o trabalho forçado.
18/02/2011, 00h54 - ATUALIZADO EM 18/02/2011, 00h54
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00