Senadores do DF e de GO pedem maior integração entre governos
LOC: SENADORES DO DISTRITO FEDERAL E DE GOIÁS PEDIRAM MAIOR INTEGRAÇÃO DOS GOVERNOS LOCAIS E DO EXECUTIVO FEDERAL PARA COMBATER A VIOLÊNCIA NA REGIÃO.
LOC: DEZENOVE POLICIAIS GOIANOS FORAM PRESOS NESTA TERÇA-FEIRA ACUSADOS DE PARTICIPAR DE GRUPOS DE EXTERMÍNIO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
Os policiais militares presos na operação ¿sexto mandamento¿ da Polícia Federal são acusados de assassinar ao menos 40 pessoas em diferentes cidades de Goiás, algumas delas no entorno do Distrito Federal. Um dos detidos foi o subcomandante-geral da Polícia Militar, Carlos Cézar Macário, já exonerado pelo governador Marconi Perillo. As investigações indicam que entre as vítimas dos grupos de extermínios estão mulheres e crianças sem envolvimento com crimes. Nesta quarta-feira a operação teve como foco a busca por um suposto cemitério clandestino, nos arredores de Goiânia, onde teriam sido enterrados corpos de algumas dessas vítimas. O senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, lembra que esse tipo de fato não é exatamente uma novidade na região. (DEMOSTENES TORRES) eu me lembro bem quando eu era secretário de segurança pública em Goiás nós descobrimos um grupo de extermínio aqui no entorno de Brasília, prendemos diversos policiais, é algo que tem que ser permanentemente combatido, a segurança ela tem que ser dura e rigorosa, mas ela não pode ser criminosa, a lei é o limite, essas soluções fáceis do ponto de vista de eliminar o criminoso podem levar a uma situação muito pior, que é a situação de o policial se transformar em bandido. (Celso) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, avalia que as cidades do entorno de Brasília necessitam de mais políticas públicas voltadas à solução dos vários problemas sociais que, ao longo dos anos, têm contribuído para o aumento da violência na região. (RODRIGO ROLLEMBERG) implementar políticas públicas na área de educação, na área de emprego, de segurança, de transporte, é claro que ao melhorar a qualidade de vida nós vamos reduzir a violência, mas temos que tomar atitudes firmes, rápidas e emergenciais porque a insegurança da população não pode esperar uma melhoria da qualidade de vida que possa vir a partir das políticas públicas desenvolvidas em comum pelo governo do DF, GO e União. (celso) Além da Polícia Federal, participam da operação ¿sexto mandamento¿, de combate aos grupos de extermínios, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e ainda o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás.