Sarney vai presidir Senado por mais dois anos — Rádio Senado

Sarney vai presidir Senado por mais dois anos

LOC: O SENADOR JOSÉ SARNEY FOI ELEITO NESTA TERÇA-FEIRA PARA MAIS DOIS ANOS COMO PRESIDENTE DO SENADO E DO CONGRESSO NACIONAL.

LOC: ESTA SERÁ A QUARTA VEZ QUE O SENADOR DO PMDB DO AMAPÁ E EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA OCUPA O MAIS ALTO CARGO DO SENADO BRASILEIRO.
 
LOC: EMOCIONADO, SARNEY PROMETEU DAR PRIORIDADE ÀS PROPOSTAS QUE POSSAM SOLUCIONAR OS PROBLEMAS MAIS URGENTES DO PAÍS.
 
Foram 70 votos para o senador indicado pelo PMDB, José Sarney; 8 para o adversário, o senador recém-empossado Randolfe Rodrigues, também do Amapá, eleito pelo PSol; e ainda dois votos em branco e um voto nulo. Randolfe Rodrigues, de 38 anos, o mais jovem senador empossado, disse que sua candidatura não tinha o objetivo de confrontar ninguém, mas sim colaborar para uma visão crítica e para a busca da contestação, do debate e da ética. (RANDOLFE) Peço voto pela independência do Parlamento, pela altivez do Senado enquanto casa da Federação brasileira, coerente com suas melhores tradições, desde o império. Um voto pelo rigoroso exemplo ético que esta casa deve cumprir. (REP) A vitória de José Sarney, com quase 90 por cento dos votos, foi anunciada, sob aplausos, pelo senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí, que presidiu a reunião. (JOÃO CLAUDINO) Tenho a honra de proclamar eleito presidente do senado federal que exercerá o mandato do bienio 2011 2021 o senador josé sarney. (REP) Já eleito, o senador José Sarney destacou que o Poder Legislativo não pode ficar submisso a nenhum outro poder da República. (SARNEY) Tenho visão desse compromisso com as instituições, com a independência do poder legislativo, principalmente de nossa Casa que jamais pode ser submissa a nenhum poder, nem tampouco afastada do espaço comum do interesse nacional que não comporta paixão nem partidarismo. (REP) Sarney citou temas que terão prioridade nos próximos dois anos em que ficará à frente do Senado. (SARNEY) Estamos numa fase de reorganização e modernização das leis do País, do Código de Processo Penal já votado, do Código de Processo Civil já votado, estamos pela frente no estudo com uma comissão de juristas do Código de Defesa do Consumidor e do Código Eleitoral, faremos também uma comissão para tratar dos acidentes naturais. São matérias urgentes que não devemos descuidar, temos que fazer a reforma política e eleitoral, a fiscalização da legislação relativa ao pré-sal e o grave problema das medidas provisórias. (REP) Emocionado, fez um relato das principais ações que comandou na última legislatura e disse que exercerá a presidência com sentimento de despedida. (Sarney 3) Tenho nesta posse o gosto da despedida, pois cumprirei meu último mandato quando espero fazer com a sua ajuda todo o esforço, toda a doação de mim mesmo para servir a esta casa que é um pouco da minha vida e um pouco do meu amor. Muito obrigado. (REP) José Sarney cumpre atualmente seu quinto mandato de senador. É o mais antigo entre os congressistas do período republicano da história do Brasil. São 56 anos de vida pública, 35 dos quais vividos no Senado Federal.
01/02/2011, 03h42 - ATUALIZADO EM 01/02/2011, 03h42
Duração de áudio: 03:14
Ao vivo
00:0000:00