Senador aposta em novas campanhas para promover turismo no Brasil
LOC: OS BRASILEIROS DEIXARAM QUASE TRÊS VEZES MAIS DINHEIRO NO EXTERIOR EM 2010 DO QUE OS ESTRANGEIROS GASTARAM NO BRASIL.
LOC: PARA COMBATER ESSE SALDO NEGATIVO, O NOVO SENADOR PELO CEARÁ, JOSÉ PIMENTEL, APOSTA EM NOVAS CAMPANHAS PARA PROMOVER O TURISMO INTERNO.
Buenos Aires, Paris, Nova Iorque. Essas e outras cidades visitadas por brasileiros em 2010 lucraram nada menos que 16 vírgula quatro bilhões de dólares com os nossos turistas. Já os visitantes de outros países deixaram aqui apenas cinco bilhões e novecentos milhões. Um rombo de 10 bilhões e meio de dólares. ? Seria um reflexo da ineficácia da política de atração de turistas no país? Talvez não, porque o número de viajantes estrangeiros no Brasil bateu recorde em 2010, com um aumento de 12 por cento em relação ao ano anterior. O problema é que o gasto de brasileiros no exterior também aumentou, e muito: 50 por cento a mais, resultado do sucesso da política econômica do Brasil. Mas fica a pergunta: ? como fazer para equilibrar essa balança? O novo senador pelo Ceará, José Pimentel, do PT, acredita que a solução passa por campanhas que incentivem o turismo interno. E lembra que Fortaleza, a capital do seu estado, já recebe mais turistas do exterior do que brasileiros: José Pimentel - o Brasil tem estrutura e condições para fazer o turismo doméstico muito mais forte do que tem hoje, mas nós temos uma visão de que fazer turismo é principalmente viajar para outros países, que é importante como fator cultural, mas não podemos esquecer o mercado nacional. O nordeste, com a linha de financiamento do Prodetur, o programa de desenvolvimento do turismo, nas suas primeiras duas fases, já fez grandes investimentos, tanto é que Fortaleza já tem mais turistas de outros países que propriamente turismo interno, e precisamos divulgar mais o turismo doméstico para trazer mais equilíbrio a essa balança de serviços. Rep: A estratégia atual do governo para atrair turistas ao país é, por meio da EMBRATUR, a empresa brasileira de turismo, promover os destinos brasileiros usando até o Youtube, canal de vídeos da internet. O órgão também planeja lançar serviços de informações turísticas através de mensagens para celular já na chegada do passageiro aos aeroportos de todo o país.