Sarney nega qualquer acordo com o governo por sua reeleição — Rádio Senado

Sarney nega qualquer acordo com o governo por sua reeleição

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, NEGOU QUALQUER ACORDO COM O GOVERNO FEDERAL PARA QUE ELE SEJA REELEITO NO COMANDO DA CASA. 

LOC: O LÍDER DO GOVERNO, ROMERO JUCÁ, TAMBÉM AFIRMOU QUE NÃO HÁ ENTENDIMENTOS COM O EXECUTIVO PARA A PRESIDÊNCIA DO SENADO. 

TÉC: Em nota à imprensa, o senador José Sarney, do PMDB do Amapá, afirmou que nunca participou de conversa telefônica, ou de reuniões com pessoas do governo federal, em que tenha sido discutido acordo para que ele seja reeleito presidente do Senado. Sarney disse que não é verdadeira a informação da existência de um pacto de compensação para que ele continue na presidência por mais dois anos e que em 2012, o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, seja conduzido ao cargo. ¿Nem como descrito na notícia, que desminto, nem em outra circunstância levantei o tema da próxima sucessão no Senado com qualquer pessoa do governo¿, reforçou José Sarney. E o líder do governo no senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, também negou tal entendimento. (RJ) Isso não está se negociando com o governo. Isso é uma questão interna do senado. Da bancada do PMDB, que é a maior bancada. Não tem barganha com governo, porque o governo não tem se metido nisso. O governo não entra nesse processo. (LB) Romero Jucá afirmou, ainda, que José Sarney é o candidato do partido à presidência do Senado. (RJ) Ele concordou com o pedido da bancada. A gente da bancada tem colocado que espera que ele possa continuar presidente. (LB) O PMDB é o maior partido no Senado, por isso vai indicar o presidente da Casa. As indicações para os outros seis cargos da Mesa Diretora do Senado vão, de acordo com Romero Jucá, respeitar os tamanhos das bancadas dos partidos. Depois do PMDB, o PT que é a segunda maior bancada, vai escolher a função que irá ocupar. (RJ) Os outros cargos têm indicações dos partidos, porque na proporcionalidade, os cargos da mesa são divididos pelos partidos e os partidos têm discutido internamente quem que vão indicar. (LB) O tamanho das bancadas no Senado vai ser também o critério para a indicação dos presidentes das comissões permanentes da Casa.
19/01/2011, 00h20 - ATUALIZADO EM 19/01/2011, 00h20
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00