Senadores do RJ cobram medidas preventivas para evitar novos desastres — Rádio Senado

Senadores do RJ cobram medidas preventivas para evitar novos desastres

LOC: SENADORES DO RIO DE JANEIRO COBRAM DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS MEDIDAS PREVENTIVAS PARA EVITAR OS DESASTRES PROVOCADOS PELAS CHUVAS.

LOC: MARCELO CRIVELLA RESPONSABILIZA A OMISSÃO DAS AUTORIDADES PELAS TRAGÉDIAS. REGIS FICHTNER ESPERA QUE O SENADO APROVE EMPRÉSTIMO PARA A RETIRADA DOS MORADORES DA ÁREA DE RISCO.

TÉC: A primeira medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff foi a que libera R$ 780 milhões para os estados atingidos pelas chuvas. A maior parte dos recursos será destinada ao Rio de Janeiro, que já confirmou a morte de centenas de pessoas e a destruição de bairros inteiros nos municípios da região serrana. O senador Marcelo Crivella, do PRB fez um desabafo sobre mais um ano de desastres provocados pelas enchentes. Avalia que a tragédia poderia ter sido evitada se houvesse comprometimento dos governos federal, estaduais e municipais. Crivella reclama que as autoridades não se preparam para a temporada de chuvas. (Crivella): ¿Essa lama e esse lixo, me perdoe extravasar aqui a minha a emoção, é a inépcia do poder público. É uma vergonha para nós. Repito que essa lama e esse lixo que sufocam e matam as pessoas é uma lama e lixo da nossa inépcia política e da falta de nos articularmos e tomarmos as decisões que temos que tomar para conter essas tragédias.¿ (REP): Outro senador do Rio de Janeiro, Regis Fitchner, do PMDB, espera que o Senado aprove com urgência um empréstimo para o governo estadual. Segundo ele, que acompanha de perto a tragédia provocada pelas chuvas, o governador Sérgio Cabral Filho já pediu ao governo federal autorização para recorrer a uma linha de financiamento de US$ 600 milhões para o programa ¿Morar Bem¿, que retira os moradores das regiões de risco. Mas Regis Fitchner admitiu que no caso das mortes provocadas pelas chuvas, a responsabilidade é das prefeituras que não impedem a ocupação de localidades impróprias para a habitação. (Fitchner): Sem dúvida nenhuma, a maior responsabilidade é das prefeituras, que não deveriam permitir que as pessoas fossem morar em locais não próprios para residência. É um problema histórico e vamos ter que reverter isso no Rio. A chuva que ocorreu na região serrana certamente provocaria desastres e mortes, mas não nesse número. Esse número aconteceu porque houve uma ocupação desordenada dos morros.¿ (REP): Além dos recursos emergenciais, o governo federal liberou o saque de até 4,6 mil reais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores dos municípios atingidos pelas chuvas.
13/01/2011, 00h20 - ATUALIZADO EM 13/01/2011, 00h20
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00