Edital de licitação para construção da Unila é assinado em Foz do Iguaçu — Rádio Senado

Edital de licitação para construção da Unila é assinado em Foz do Iguaçu

LOC: FOI ASSINADO, NA ABERTURA DA CÚPULA SOCIAL DO MERCOSUL, O EDITAL DE LICITAÇÃO PARA A PRIMEIRA ETAPA DE CONSTRUÇÃO DA UNILA, A UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA. 

LOC: A INSTITUIÇÃO, QUE TEM ALUNOS E PROFESSORES DO BRASIL, DA ARGENTINA, DO PARAGUAI E DO URUGUAI E TEM SEDE NA FOZ DO IGUAÇU, REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA, TERÁ CAPACIDADE, EM 2016, PARA 10 MIL ALUNOS. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO, QUE ACOMPANHA A CÚPULA EM FOZ DO IGUAÇU. 

TÉC: Criada há um ano, a Universidade Federal da Integração Latino Americana, a Unila, funciona provisoriamente no Parque Tecnológico do Iguaçu, com 205 alunos. Destes, 105 são brasileiros e os outros 100 vieram da Argentina, do Paraguai e do Uruguai. A meta, no entanto, é que até 2016, prazo para a implantação total da instituição, esse número passe para 10 mil estudantes. O número de professores também deve aumentar, dos atuais 52 para 500. A primeira etapa dessa ampliação começou na abertura da décima Cúpula Social, dia 14 de dezembro. Foi assinado o edital da licitação para a construção de salas de aula e do restaurante universitário, além do edifício central, onde vai funcionar a administração da universidade. O custo estimado é de 284 milhões de reais. O projeto, que é de Oscar Niemeyer, prevê ainda uma biblioteca e um complexo de laboratórios, que vão ser construídos em outras fases. A Unila hoje dispõe de seis cursos: Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciência Política e Sociologia, Relações Internacionais, Engenharia Civil de Infraestrutura e Engenharia de Recursos Renováveis. E está com as inscrições abertas para a pós-graduação em Literatura Latino Americana. O diferencial da Unila é o foco em cursos que possam ajudar na integração e no desenvolvimento regional na América do Sul, como destaca o pró-reitor de graduação, Orlando Pilati. (Pilati)(Repórter) O reitor da Unila, Hélgio Trindade, destacou a experiência de formar uma nova mentalidade educacional, com professores e alunos vindos de todos os países do Mercosul. (Hélgio) (Repórter) O senador Aloizio Mercadante, do PT de São Paulo, que até 13 de dezembro ocupava a presidência pró-tempore do Parlamento do Mercosul, disse, durante a votação no Senado da criação da Unila, que se trata de um projeto de alcance histórico. (1203C02 NARA/AGRIPINO/MERCADANTE) (Mercadante) criar uma universidade latino americana será uma grande oportunidade de pensar a especificidade regional, de integrar culturas de ter uma visão multidiscilinar da problemática da integração, dos projetos estruturantes que vão impulsionar o desenvolvimento da América do Sul.(Repórter) A seleção dos estudantes varia de acordo com o país. No caso do Brasil, vale a nota do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Nos outros países são estabelecidos critérios próprios de seleção, em comum acordo com os outros países do Mercosul. 
15/12/2010, 11h53 - ATUALIZADO EM 15/12/2010, 11h53
Duração de áudio: 03:10
Ao vivo
00:0000:00