Senado aprova criação de cadastro de bons pagadores
LOC: OS BONS PAGADORES PODERÃO PAGAR MENOS JUROS EM SUAS COMPRAS. O SENADO APROVOU NESTA QUARTA FEIRA UM PROJETO PREVENDO A CRIAÇÃO DE UM CADASTRO COM OS NOMES DE QUEM QUITA SEUS DÉBITOS EM DIA.
LOC: COMO A VENDA PARA ESSAS PESSOAS ENVOLVE MENOS RISCO PARA OS COMERCIANTES O FINANCIAMENTO PARA ELAS PODERÁ TER UMA TAXA DE JUROS MENOR.
O projeto aprovado nesta quarta feira no plenário do Senado prevê que os fornecedores informem ao sistema de proteção ao crédito os nomes dos compradores que quitem seus financiamentos. Será formado assim o cadastro positivo. Hoje o cadastro do SPC só possui a relação dos maus pagadores. Depois de concluída a votação do projeto o presidente da Casa, José Sarney comemorou. (Sarney) ¿ 1201 ¿ Sarney ¿ cadastro positivo ¿ e eu quero me congratular com a casa porque essa matéria era uma matéria que estava incluída entre aquelas que mais era esperada que nós votássemos ainda nesta legislatura. Concluímos a votação e ela é da maior importância para o povo brasileiro, principalmente para os mais pobres, tomadores de créditos, a juros altos, nesse país. (Patrícia) ¿ O líder do Democratas, senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, afirmou que o projeto que cria o cadastro positivo vai beneficiar milhares de pessoas. (Agripino) - que vão poder tomar dinheiro emprestado mais barato, com o cadastro positivo, mostrando que são adimplentes, são bons pagadores, e que tem um instrumento para mostrar. As entidades que emprestam dinheiro, as financeiras, vão se espelhar nesse cadastro positivo, e poder emprestar com um risco menor, a juro mais baixo. (Patrícia) ¿ O projeto que cria o cadastro positivo é do ex-senador baiano Rodolfo Tourinho. Ele já foi analisado pelos deputados e por isso segue para sanção do presidente da república.