Senado se prepara para posse de Dilma Rousseff
LOC: UMA COMISSÃO NO SENADO CUIDA DOS DETALHES PARA A POSSE DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NO DIA PRIMEIRO DE JANEIRO PRÓXIMO.
LOC: A PRIMEIRA PRESIDENTE ELEITA NO BRASIL DEVE ENTRAR PELA RAMPA DO CONGRESSO NACIONAL POR VOLTA DAS CINCO HORAS DA TARDE.
Um dos rituais mais aguardados da posse presidencial é o momento em que o presidente eleito e diplomado atravessa a rampa que leva ao Palácio do Congresso Nacional. No dia primeiro de janeiro próximo, a primeira presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff fará esse percurso por volta das cinco da tarde. Isso, depois de sair da Catedral Metropolitana de Brasília e cruzar a Esplanada dos Ministérios em carro aberto, o Rolls Royce da Presidência da República. Caso esteja chovendo, esse percurso será feito em carro fechado, e a entrada da presidente será pela Chapelaria do Congresso, e não pela rampa. Ao chegar ao Congresso, Dilma Rousseff e o vice-presidente eleito, Michel Temer, serão recebidos pelos presidentes das duas casas legislativas. Já no plenário da Câmara, o primeiro-secretário da Mesa do Congresso, o senador Heráclito Fortes, do Democratas do Piauí, fará a leitura do termo de posse, que logo depois será assinado por Dilma Rousseff. A coordenadora desses preparativos, a secretária geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, explica os detalhes da cerimônia: Cláudia Lyra ¿ durante a sessão eles prestam compromisso, depois a leitura pelo secretário, 1º secretário da mesa, do termo de posse, nesse momento a presidente eleita se transforma em presidente do Brasil, o vice-presidente também. Nesse momento, ela faz seu primeiro pronunciamento à Nação, o presidente Sarney também faz seu pronunciamento, e ela, a partir daí, já fora do Congresso, ela passa a tropa em revista, que vai estar posta em frente ao Congresso Nacional, porque ela é chefe das forças armadas. Rep: Segundo Cláudia Lyra, todo o ritual, desde a vinda da catedral até a saída do Congresso, deve durar cerca de uma hora e meia. Depois da cerimônia de posse, Dilma Rousseff sairá do Congresso em direção ao Palácio do Planalto. A expectativa é de que um grande público esteja à espera da presidente Dilma em frente ao Parlatório do Palácio do Planalto. É ali que ela deverá aparecer, com a faixa presidencial, para fazer uma saudação aos brasileiros. Além do público da Esplanada e da Praça dos Três Poderes, a expectativa é de que cerca de 1700 convidados assistam às cerimônias, entre eles governadores e chefes de Estado estrangeiros. Da Rádio Senado, Nilo Bairros.