Rádio Senado vence Prêmio Imprensa Embratel — Rádio Senado

Rádio Senado vence Prêmio Imprensa Embratel

LOC: A RÁDIO SENADO GANHOU UM DOS MAIS IMPORTANTES PRÊMIOS DA IMPRENSA BRASILEIRA DE 2010: O EMBRATEL. 

LOC: A REPORTAGEM "QUANDO A SOMBRA CAI, A HISTÓRIA DA TORTURA NO BRASIL", FOI ANUNCIADA NA NOITE DESTA QUARTA COMO A MELHOR ENTRE CINQUENTA E SEIS INSCRITAS.

LOC: OUTRA REPORTAGEM DA RÁDIO SENADO "OS EXILADOS DA DOENÇA", SOBRE A HANSENÍASE, TAMBÉM FOI FINALISTA DA PREMIAÇÃO.  

TÉC: A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi promulgada pelas Nações Unidas em dez de dezembro de 1948. Para lembrar o dia, a Rádio Senado apresentou em dezembro do ano passado uma reportagem especial sobre a tortura no Brasil. O repórter Sérgio Vieira explicou por que escolheu destacar o artigo quinto da declaração, que diz que ninguém será submetido à tortura, na reportagem sobre Direitos Humanos. (SÉRGIO) A tortura é um fenômeno. E aqui no Brasil há séculos que ela é praticada e nunca parou, essa é a verdade. Na época da ditadura militar, teve mais repercussão, porque foi institucionalizada, Mas farta documentação comprova que ela não parou de existir, continua depois de 1985. Ela continua existindo, mas é voltada, como antes da ditadura militar, só pessoas das classes D e E, pobres e miseráveis. (REP) Sérgio Vieira já havia sido finalista do Prêmio Imprensa Embratel há dois anos, com a reportagem "A gota de sangue - histórias de uma poetisa menina de rua". Em 2010, a Rádio Senado já ganhou o prêmio FIP, da Federação Internacional de Jornalismo, pela reportagem "Escravos da esperança - a saga dos bolivianos em São Paulo", dos jornalistas Celso Cavalcanti e George Cardim, e foi finalista do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com a matéria "Infância roubada - o drama das pequenas empregadas domésticas", de Adriano Faria; além de emplacar duas reportagens entre as 3 finalistas do Prêmio Imprensa Embratel. A reportagem sobre os bolivianos também recebeu no ano passado menção honrosa, na categoria Rádio, do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, promovido pelo Sindicato de Jornalistas de São Paulo. 

LOC: AS REPORTAGENS "QUANDO A SOMBRA CAI, A HISTÓRIA DA TORTURA NO BRASIL", E "OS EXILADOS DA DOENÇA", SOBRE A HANSENÍASE, ESTÃO DISPONÍVEIS NA PÁGINA DA RÁDIO SENADO NA INTERNET: WWW.SENADO.GOV.BR/RADIO. LOC: A RÁDIO SENADO FM REPRISA NESTA SEXTA, ÀS DEZOITO HORAS, NO SÁBADO ÀS DEZ DA MANHÃ, E NO DOMINGO ÀS CINCO DA TARDE A REPORTAGEM SOBRE A TORTURA NO BRASIL.
11/11/2010, 11h47 - ATUALIZADO EM 11/11/2010, 11h47
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00