Senador Romeu Tuma morre em São Paulo — Rádio Senado

Senador Romeu Tuma morre em São Paulo

LOC: O SENADOR ROMEU TUMA, DO PTB DE SÃO PAULO, MORREU NESTA TERÇA-FEIRA, NO HOSPITAL SÍRIO-LIBANES EM SÃO PAULO, AOS 79 ANOS DE IDADE. 

LOC: ELE FOI INTERNADO EM SETEMBRO COM COMPLICAÇÕES CARDÍACAS. O SENADOR SOFREU UMA CIRURGIA NO DIA 2 DE OUTUBRO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM CORAÇÃO ARTIFICIAL, DISPOSITIVO UTILIZADO EM CASOS DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, PARA AUXILIAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA. 

LOC: O CORPO SERÁ VELADO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO, DE ACORDO COM O FILHO DO SENADOR, ROBSON TUMA. SAIBA MAIS SOBRE A VIDA DE ROMEU TUMA NESTA REPORTAGEM DE IVAN GODOY. 

TEC: Romeu Tuma estava no segundo mandato de senador.era casado com a professora zilda dirane tuma e tinha quatro filhos e nove netos.tuma ingressou na carreira policial aos 20 anos de idade. foi investigador e delegado de polícia. exerceu o cargo de diretor de polícia especializada na secretaria de segurança pública de são paulo.em 1983, tornou-se superintendente da polícia federal em são paulo e pouco depois foi nomeado diretor-geral da polícia federal, função que exerceu até 1992.romeu tuma era conhecido como ¿xerife¿ e entre os seus trabalhos de maior repercussão estão a descoberta dos restos mortais do criminoso nazista joseph menguele e a prisão do mafioso italiano thomazzo busqueta.em 1994, ele foi eleito senador pelo estado de são paulo, com mais de cinco milhões e meio de votos. foi reeleito em 2002, com sete milhões e 300 mil votos.romeu tuma foi o primeiro corregedor parlamentar da história do senado, sendo reconduzido para o cargo por oito vezes. em 2003, foi eleito primeiro secretário da mesa do senado.presidiu a comissão de assuntos socias, e foi vice-presidente da comissão especial da calha norte. além disso, presidiu a cpi de deputados e senadores sobre roubo de cargas. atualmente, exercia o cargo de vice-presidente da cpi da pedofilia.
26/10/2010, 01h01 - ATUALIZADO EM 26/10/2010, 01h01
Duração de áudio: 02:55
Ao vivo
00:0000:00