Ex-senador Passos Porto morre aos 86 anos — Rádio Senado

Ex-senador Passos Porto morre aos 86 anos

LOC: O EX-SENADOR PASSOS PORTO MORREU NESTA TERÇA-FEIRA, AOS 86 ANOS, EM ARACAJU, SERGIPE.

LOC: PASSOS PORTO FOI SENADOR ENTRE OS ANOS DE 1979 E 1987. ELE EXERCEU OS CARGOS DE SEGUNDO VICE-PRESIDENTE E DE DIRETOR-GERAL DO SENADO.

LOC: E FOI TAMBÉM DEPUTADO FEDERAL POR CINCO MANDATOS. O CORPO DO EX-PARLAMENTAR SERÁ ENTERRADO NESTA QUARTA-FEIRA, ÀS NOVE DA MANHÃ, NO CEMITÉRIO SANTA ISABEL, EM ARACAJU.

Natural de Itabaiana, Sergipe, o engenheiro agrônomo José Passos Porto ingressou na política aos 35 anos. Filiado à UDN, conquistou o primeiro mandato de deputado federal em 1958. Durante cinco mandatos propôs mais de 50 projetos de lei que trataram de benefícios para aposentados e servidores públicos, agricultura e pecuária. Passos também foi defensor do seu estado e da região Nordeste, durante a carreira política. Chegou a sugerir a criação de um ministério exclusivo para a região. Já no mandato de senador, em 1987, durante o governo do presidente João Batista Figueiredo, defendeu uma reforma tributária que contemplasse os municípios brasileiros com mais recursos. (Passos Porto) 40 anos de vida pública, mas a minha vida mesmo foi 25 anos de vida parlamentar. Câmara e Senado da República. Eu estaria aqui agora como disse há poucos dias o presidente Ulisses Guimarães: estas paredes viveram mais comigo do que as paredes da minha Casa. Quase toda minha vida não sei porquê, mas esse foi o meu destino foi feito quase toda ela na Câmara e no Senado. Entramos juntos, eu e o senador Humberto Lucena em 1959 no Rio de Janeiro. Transferimos a capital, assinamos a ata de fundação de Brasília e temos sido permanentemente servidores dessa cidade e servidores do Poder Legislativo. (Paula) Durante quatro, Passos Porto exerceu a função de diretor-geral do Senado. Ao assumir o cargo, afirmou que a Casa deveria dar o melhor exemplo ao país. (Passos Porto) "Eu avalio o que é administrar uma Casa que tem condições atípicas de direção. Aqui o produto é o melhor desempenho dos senadores, é o prestígio da instituição e para que se faça isto é preciso que todos nós, servidores e senadores, se empenhem, para que esta Casa tome o lugar que lhe é devido, pela própria hierarquia do poder, pela própria história da instituição já que o Senado é a mais alta esfera do Poder Legislativo". (Paula) Passos Porto morreu em casa, no bairro de São José, em Aracaju.
19/10/2010, 04h54 - ATUALIZADO EM 19/10/2010, 04h54
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00