Propaganda eleitoral do 2º turno começa nesta sexta-feira — Rádio Senado

Propaganda eleitoral do 2º turno começa nesta sexta-feira

LOC: A PROPAGANDA ELEITORAL DO SEGUNDO TURNO COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA NO RÁDIO E NA TELEVISÃO.

LOC: EM OITO ESTADOS E NO DISTRITO FEDERAL TAMBÉM HAVERÁ PROPAGANDA PARA GOVERNADOR.

Os candidatos que disputam o segundo turno das eleições vão divulgar as suas propostas no rádio e na TV até 29 de outubro, dois dias antes da votação. Os dois candidatos à Presidência, Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB, terão dois blocos de dez minutos cada no rádio: entre sete e sete e 20 da manhã e de meio-dia a meio-dia e 20. A dona de casa Cleusa da Luz, que mora em Várzea Grande, em Mato Grosso, faz o almoço escutando a propaganda no rádio. (CLEUSA) Pra gente decidir quem vai fazer alguma coisa. Escuto todos os dias, quando estou fazendo almoço. (REPÓRTER) Na TV, os programas dos presidenciáveis irão ao ar também em dois blocos: entre uma e uma e vinte da tarde e de oito e meia a oito e 50 da noite. É nesse horário que a jornalista Mareffa Ribeiro, de Brasília, consegue assistir à propaganda eleitoral. (MAREFFA) De tarde eu não estou em casa, então eu não consigo ver na hora do almoço. Mas quando eu estou em casa, à noite, eu sempre tento assistir. Mesmo quando eu estou fora de casa, tento dar uma paradinha e dar uma olhada no que eles estão falando. (REPÓRTER) No Distrito Federal e nos estados de Goiás, Alagoas, Paraíba, Piauí, Amapá, Pará, Roraima e Rondônia a eleição para governador vai ser decidida no segundo turno. Cada candidato também terá direito a dois blocos diários de dez minutos, e a propaganda para governador começa logo em seguida à dos candidatos à Presidência. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, foi à tribuna nesta semana para falar da sua expectativa em relação à campanha do segundo turno para o governo do estado. (GURGACZ) Que seja debatido, que seja discutido o futuro do nosso estado, através de projetos, através de planejamento. (REPÓRTER) Cada candidato a presidente e a governador também terá direito a sete minutos e meio por dia de inserções de até 60 segundos nos intervalos da programação das emissoras de rádio e TV. O engenheiro químico Bento Pereira mora em Natal, no Rio Grande do Norte, e espera que os eleitores aproveitem a propaganda do segundo turno para conhecer bem os candidatos. (BENTO) Eu acho que é o momento do eleitor decidir realmente. Isso é importante, temos quatro anos aí. Se escolhermos mal, não sei nem o que vai acontecer. (REPÓRTER) A propaganda eleitoral é chamada de gratuita porque coligações, partidos e candidatos não pagam para aparecer no rádio e na TV. Mas isso não significa que as emissoras comerciais cedem o espaço gratuitamente. Elas recebem do governo desconto do pagamento do imposto de renda. A dedução é de 80 por cento do valor que a emissora receberia pela transmissão de comerciais no horário da propaganda política. A Receita Federal calcula que a dedução do imposto de renda das rádios e TVs comerciais chegará a 850 milhões de reais em 2010.
07/10/2010, 12h38 - ATUALIZADO EM 07/10/2010, 12h38
Duração de áudio: 02:52
Ao vivo
00:0000:00