Para senadores, condenação de Tatico pelo STF é um marco — Rádio Senado

Para senadores, condenação de Tatico pelo STF é um marco

LOC: SENADORES CONSIDERAM UM MARCO A DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DE, NESTA SEGUNDA-FEIRA, CONDENAR PELA PRIMEIRA VEZ UM DEPUTADO A CUMPRIR PENA DE PRISÃO. 

LOC: MARISA SERRANO CHAMOU A SENTENÇA CONTRA O DEPUTADO TATICO DE "ALENTO CONTRA A IMPUNIDADE". E EDUARDO SUPLICY DISSE QUE O STF PASSOU A MENSAGEM DE QUE A LEI VALE PARA TODOS. 

TÉC: José Fuscaldi Cesílio, o José Tatico, deputado federal pelo PTB de Goiás, terá que cumprir sete anos de reclusão em regime semiaberto, ou seja, poderá sair da prisão durante o dia mas vai ser obrigado a passar a noite numa penitenciária. Parlamentar no segundo mandato e candidato à reeleição, Tatico foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal por crimes contra a Previdência Social. Não cabe mais recurso, e é a primeira vez que o STF condena um político a cumprir sentença de prisão. Tatico também terá que pagar multa e perderá o mandato de deputado assim que a Mesa da Câmara receber a comunicação do Supremo. Além disso, ele será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficará proibido de disputar cargos públicos por oito anos após cumprir a sentença, um total de 15 anos. A senadora Marisa Serrano, do PSDB de Mato Grosso do Sul, classificou a decisão do STF de ¿alento contra a impunidade¿. (MARISA) Esse caso é um caso exemplar. Se todo mundo, se todas as instâncias jurídicas atuarem dessa forma como foi feito em Goiás, nós vamos dar ao povo um novo alento a respeito da impunidade que é comum ser associada a políticos e a partidos no país. (REPÓRTER) Para o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, ao condenar José Tatico o Supremo passou a seguinte mensagem: a lei vale para todos. (SUPLICY) Um anseio de que todos efetivamente no Brasil possam ser iguais perante a lei. Ou seja, se pessoas são detidas, condenadas por ações contra o erário público, ou porque desviam recursos ou porque roubam, então aqueles que estão em postos de responsabilidade também devem responder por seus atos. (REPÓRTER) O deputado Tatico é o terceiro parlamentar condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal desde 1988, quando foi promulgada a Constituição, mas vai ser o primeiro a cumprir a pena na cadeia. Em maio passado, o STF condenou dois deputados à prisão. Zé Gerardo, do PMDB do Ceará, recebeu sentença de dois anos e dois meses, mas a pena foi convertida em multa e prestação de serviços à comunidade. E Cássio Taniguchi, do Democratas do Paraná, deveria passar seis meses na prisão, mas não teve de cumprir a sentença porque o crime já havia prescrito. 
28/09/2010, 11h45 - ATUALIZADO EM 28/09/2010, 11h45
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00