ANEEL: companhias elétricas devem oferecer atendimento presencial — Rádio Senado

ANEEL: companhias elétricas devem oferecer atendimento presencial

LOC: UMA RESOLUÇÃO DA AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA VAI EXIGIR QUE AS EMPRESAS TENHAM FUNCIONÁRIOS PARA ATENDER PESSOALMENTE OS CONSUMIDORES. 

LOC: ELAS TERÃO ATÉ UM ANO PARA SE ADAPTAR À MUDANÇA. AS EMPRESAS DE ENERGIA ESTÃO ENTRE AS CAMPEÃS DE QUEIXAS NOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS 

TÉC: As empresas de energia elétrica serão obrigadas a oferecer um serviço de atendimento presencial para os consumidores e o tempo de espera não poderá ultrapassar os 45 minutos. A resolução foi publicada pela agencia nacional de energia elétrica, no dia 9. Outra mudança também reduz o tempo que o consumidor espera para ligação e religação de energia. As empresas de energia elétrica estão entre as que mais recebem queixas de consumidores nos serviços de proteção ao consumidor. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a empresa de energia elétrica ficou no quarto lugar no ranking de reclamações no PROCON, no ano de 2009. A maioria das queixas envolveu cobrança indevida, atraso no envio das contas e cortes no fornecimento. O senador Renato Casagrande, do PSB do espírito santo, coordenou um grupo de trabalho no senado que propõe a modernização do código de defesa do consumidor. Na opinião dele, as prestadoras de serviço público são as que mais resistem a cumprir a lei . (Renato Casagrande- 0315A16- CASAGRANDE 2) Temos dificuldades em relação, por exemplo, as prestadoras de serviço na área pública, dos serviços públicos, telefonia, energia, água. Essas empresas ainda são campeãs de reclamações da população nas estatísticas feitas pelo Procon, nós temos muito o que fazer ainda para que nós não tenhamos esse desrespeito que ainda existe em relação ao consumidor brasileiro.(Ana) Segundo a Aneel, os custos com as mudanças no atendimento ao público não serão repassadas para o preço final da conta de luz. As concessionárias terão até um ano para se adaptar às exigências, conforme o tamanho dos municípios atendidos, ou seja, as cidades maiores terão que implantar o serviço primeiro.
10/09/2010, 12h17 - ATUALIZADO EM 10/09/2010, 12h17
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00