TCU divulga cadastro de contas irregulares de gestores públicos — Rádio Senado

TCU divulga cadastro de contas irregulares de gestores públicos

LOC: O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO LANÇOU NESSA TERÇA-FEIRA O CADASTRO INTEGRADO DE CONDENAÇÕES POR ILÍCITOS ADMINISTRATIVOS.

LOC: E SENADOR AFIRMA QUE O CADASTRO VAI MOSTRAR TODAS AS PESSOAS, NÃO APENAS POLÍTICOS, QUE SE ENVOLVEM EM IRREGULARIDADES.
A partir de agora, qualquer pessoa terá acesso aos nomes de gestores públicos condenados por irregularidades. O Tribunal de Contas da União lançou o Cadastro Integrado de Condenações por Ilícitos Administrativos. O Cadicon reúne informações sobre todos os processos de auditoria dos Tribunais de Contas dos estados e municípios. A lista exibirá o nome de governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais, além de servidores públicos com contas reprovadas por contratos superfaturados ou licitações fraudulentas, por exemplo. O presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, considera que esse cadastro será uma espécie de Serasa dos responsáveis pelo bom uso do dinheiro público. (Ministro Ubiratan) Eu acho muito importante porque normalmente só é fiscalizado o cargo eletivo e não de toda a sociedade que presta serviço ao Poder Público. Todos que recebem ou fazem ações do serviço público têm que ser público e sendo público tem que ser demonstrado sim. Acho que veio em boa hora junto com o processo da Ficha Limpa e da expectativa da própria sociedade. Vamos passar a limpo o passado e almejar um futuro melhor. (REPÓRTER) O senador Neuto de Conto, do PMDB de Santa Catarina, enalteceu o cadastro e afirmou que a lista vai mostrar que não é apenas a classe política que é alvo de processos de irregularidades envolvendo os recursos públicos. (Ubiratan) é uma espécie de Serasa dos gestores públicos. Como no Serasa, se você deve aqui você não compra em nenhuma outra parte, também o gestor que prática irregularidade ficará impossibilitado seja no município, estado ou União de exercer o cargo de gestor público. E quem sabe proximamente o Congresso possa trazer uma lei que só possam exercer cargos de gestão aqueles que tenham cursos na área de formação pública. (REPORTER) Pelo menos 11 dos 33 tribunais de todo o País já disponibilizaram os nomes de mais de 10 mil gestores públicos envolvidos em irregularidades. O Cadastro Integrado de Condenações por Ilícitos Administrativos exibirá futuramente a lista de processados por improbidade administrativa e das empresas impedidas de participar de licitações no âmbito do governo federal.
25/08/2010, 12h54 - ATUALIZADO EM 25/08/2010, 12h54
Duração de áudio: 02:34
Ao vivo
00:0000:00