DIAP prevê menor renovação comparada à 94 e 2002 — Rádio Senado

DIAP prevê menor renovação comparada à 94 e 2002

LOC: O DIAP PREVÊ PARA ESTE ANO UMA RENOVAÇÃO MENOR NO SENADO EM COMPARAÇÃO COM AS ELEIÇÕES DE 94 E 2002, QUANDO DOIS TERÇOS DAS CADEIRAS DA CASA TAMBÉM ESTAVAM EM DISPUTA.

LOC: PARA GERSON CAMATA, OS ATUAIS SENADORES FORTALECERAM A IMAGEM JUNTO AO ELEITORADO. E ANTONIO CARLOS JUNIOR ACHA QUE A QUEDA DA RENOVAÇÃO FAZ PARTE DA DINÂMICA DO SISTEMA POLÍTICO.

Das 54 cadeiras do Senado que estarão em disputa nas eleições de outubro, entre 34 e 39 deverão ser ocupadas por políticos que hoje não estão na Casa. E entre 15 e 20 cadeiras ficarão com senadores que tentam a reeleição. A previsão é do Diap, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, que há 27 anos acompanha as atividades do Congresso Nacional. Segundo o levantamento, a renovação no Senado, considerando apenas as vagas em disputa, deve ficar entre 60 e 70 por cento. Seria um índice inferior às duas últimas eleições em que estiveram em jogo dois terços da composição do Senado: em 94, a renovação foi de 83 por cento, e em 2002, de 75 por cento. Dois senadores que não disputam a reeleição têm explicações diferentes para a possível queda no índice de renovação. Gerson Camata, do PMDB do Espírito Santo, acredita houve um fortalecimento da imagem dos senadores junto ao eleitorado nesta legislatura. (CAMATA) Nós tivemos as discussões da reforma política, a discussão dos royalties do petróleo, o novo Código Penal, discussões que ocorreram mais no Senado. Com isso aí, o Senado se projetou um pouco mais e projetou também os senadores um pouco mais, fazendo com que a renovação seja um pouco menor. (REPÓRTER) Antonio Carlos Junior, do Democratas da Bahia, considera normal essa flutuação no índice de renovação do Senado. (ACM Jr.) Quando algum senador finda mandato ou deixa o mandato no meio, ele vai se candidatar sempre ao governo do estado. E o inverso é verdadeiro também: muitos ex-governadores vêm para o Senado porque é um caminho natural. Então ela via flutua um pouco. Tem momentos que você tem um fluxo maior de ida e volta; em outros momentos, não. (REPÓRTER) O Tribunal Superior Eleitoral contabiliza em todo o país 273 candidatos ao Senado. São Paulo é o estado com maior número de candidatos: 18, seguido de Sergipe, com 14. Tocantins, com quatro postulantes, é o estado com o menor número de candidaturas.
25/08/2010, 12h37 - ATUALIZADO EM 25/08/2010, 12h37
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00