Definido primeiro reitor da Unilab
LOC: O PRIMEIRO REITOR DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA FOI EMPOSSADO NESTA QUARTA-FEIRA. É O PROFESSOR PAULO SPÉLLER, QUE TRABALHOU NA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE.
LOC: O PROJETO DE CRIAÇÃO DA UNILAB FOI APROVADO PELO SENADO EM JUNHO E SANCIONADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NO MESMO MÊS.
LOC: PARA O SENADOR INÁCIO ARRUDA, QUE FOI O RELATOR DO PROJETO DE CRIAÇÃO DA UNILAB, A POSSE DO REITOR É UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE O BRASIL ESTÁ PREOCUPADO COM A INTEGRAÇÃO DOS PAÍSES LUSÓFONOS. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.
A posse de Paulo Spéller como reitor pro-tempore da Unilab, ou seja, indicado provisoriamente até que ocorram as primeiras eleições pela comunidade acadêmica, ocorreu na manhã desta quarta-feira no Ministério da Educação, em Brasília. O professor Spéler já trabalha no grupo de criação da Unilab e foi reitor da Universidade Federal de Mato Grosso. Na cerimônia de posse compareceram embaixadores das nações integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a C-P-L-P. O senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará foi à posse e depois, no plenário do Senado, registrou que o corpo docente será misto e selecionado para intensificar o processo de integração. (0825IArruda_01 23¿) ¿Esta universidade ela vai ter a presença de metade dos professores brasileiros. A outra metade de professores especialmente africanos. Mas nós teremos professores também de Macau, nós teremos filipinos, nós teremos indonésios, nós teremos indianos, nós teremos portugueses, que nessas regiões do mundo também tem comunidade de Língua Portuguesa e essas comunidades estarão representadas na nossa universidade.¿ (ROGERIO) Para o senador Inácio Arruda, que foi um dos relatores do projeto da Universidade de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, a instituição representa um passo significativo dado pelo Brasil para reparar os danos provocados pela escravatura no passado. (0825IArruda_02 19¿) ¿Nós deveríamos sair da retórica, do debate em torno do que fazer com a CPLP, que é a comunidade de Países de Língua Portuguesa. Ora, nós tínhamos uma chaga a reparar, então vamos deixar de conversar e vamos construir de fato uma universidade, uma instituição capaz de integrar e facilitar as relações entre os nossos povos.¿ (ROGERIO) A sede da Unilab ficará na cidade de Redenção, no Ceará, a primeira cidade brasileira a libertar os escravos. O restante da equipe dirigente da Unilab vai tomar posse no dia 30, a próxima segunda-feira, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Ceará. Da Rádio Senado, RF.