Representantes do Parlasul debatem desenvolvimento de regiões semiáridas — Rádio Senado

Representantes do Parlasul debatem desenvolvimento de regiões semiáridas

LOC: REPRESENTANTES DO PARLAMENTO DO MERCOSUL DEBATERAM, EM FORTALEZA, O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES SEMIÁRIDAS DO CONTINENTE SULAMERICANO. 

LOC: O SENADOR INÁCIO ARRUDA OUVIU DE CIENTISTAS QUE JÁ EXISTE TECNOLOGIA PARA GARANTIR O AUMENTO DA PRODUÇÃO SEM DEGRADAR O MEIO AMBIENTE. 

TÉC: Como conciliar o desenvolvimento econômico das regiões semiáridas da América do Sul com a preservação ambiental? A questão foi discutida por integrantes do Parlamento do Mercosul na Conferência Internacional sobre o Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, em Fortaleza. A presença do Parlasul na conferência foi sugerida pelo senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará. Ele disse que parlamentares do Mercosul defenderam a implantação de políticas de desenvolvimento em regiões como o semiárido do Nordeste brasileiro, a Patagônia, na Argentina, e o Deserto do Atacama, no Chile. Segundo Inácio Arruda, faltam políticas públicas, mas a tecnologia para o desenvolvimento sustentável já existe. (INÁCIO 2) Qual o grau de participação de cientistas, de governos e de trabalhadores produtores numa ação conjunta para, ao mesmo que você garante a produção ¿ e até amplia a produção ¿ diminui a degradação. Então os cientistas são unânimes em dizer que hoje nós temos, sim, tecnologia para produzir sem degradar. (REPÓRTER) Dois representantes do Brasil no Parlasul participaram dos debates na conferência em Fortaleza: Inácio Arruda e o senador Geraldo Mesquita Júnior, do PMDB do Acre. Também estavam nas discussões cinco parlamentares do Paraguai, quatro do Uruguai e três da Argentina. A Venezuela, que está em processo de adesão ao Mercosul, não enviou representantes. Da Rádio Senado, Adriano Faria. LOC: OS PARLAMENTARES DO MERCOSUL JÁ ENCERRARAM A PARTICIPAÇÃO NOS DEBATES DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE CLIMA, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO EM REGIÕES SEMIÁRIDAS. LOC: A CONFERÊNCIA, QUE COMEÇOU NA ÚLTIMA SEGUNDA, TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA, QUANDO SERÁ DIVULGADA A ¿CARTA DE FORTALEZA¿, QUE SERÁ UM RESUMO DOS PRINCÍPIOS DEFENDIDOS PELOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO.
19/08/2010, 01h38 - ATUALIZADO EM 19/08/2010, 01h38
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00