Suplicy acredita que blogueira cubana será autorizada a vir ao Brasil — Rádio Senado

Suplicy acredita que blogueira cubana será autorizada a vir ao Brasil

LOC: O SENADOR EDUARDO SUPLICY ACREDITA QUE A BLOGUEIRA YOANI SÁNCHEZ RECEBERÁ AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO CUBANO PARA VIR AO BRASIL. 

LOC: EM ENTREVISTA À RÁDIO SENADO, SUPLICY DISSE QUE ESTÁ AGUARDANDO PARA AINDA HOJE UMA RESPOSTA DO EMBAIXADOR DE CUBA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: (0723A01 ¿ ADRIANO / YOANI / SUPLICY ¿ 1¿56¿) Desde março passado a blogueira cubana Yoani Sánchez aguarda uma resposta do governo de seu país para vir ao Brasil participar do lançamento do documentário Conexão Cuba Honduras, do brasileiro Cláudio Galvão. Yoani é a personagem principal do filme, e o lançamento estava marcado para esta sexta-feira na cidade de Jequié, na Bahia. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, participa do esforço para garantir a vinda de Yoani Sánchez. Suplicy disse que aguarda para qualquer momento a resposta do embaixador de Cuba no Brasil. E está otimista. (SUPLICY) A minha expectativa é de esperança, também a de Yoani Sánchez e do próprio Cláudio Galvão. Por isso que ele disse que fica adiada a apresentação do documentário até que haja uma resposta por partes das autoridades cubanas. E a expectativa é de que essa resposta possa ser positiva. (REPÓRTER) Não é a primeira vez que Yoani Sánchez tenta vir ao Brasil. Em outubro do ano passado, Yoani foi convidada para o lançamento de um livro com textos publicados por ela no blog Generación Y, em que retrata o cotidiano do povo cubano. Na ocasião, a blogueira deu uma entrevista à Rádio Senado. (YOANI) A possibilidade de que eu esteja aí são muito pequenas. O governo cubano não me dá resposta ao meu pedido de viagem. No entanto, penso que, se não for possível agora, algum dia será possível. Porque algum dia, nesta ilha, as pessoas que opinem não serão castigadas por não poder sair do país. (REPÓRTER) Segundo o senador Eduardo Suplicy, o governo cubano explicou que não autorizou a viagem de Yoani Sánchez no ano passado porque o pedido foi feito por uma pessoa jurídica, no caso a editora que publicou o livro, que havia se comprometido a pagar as despesas de alimentação e hospedagem aqui no Brasil. Suplicy diz que agora a situação é diferente porque quem se dispôs a custear a viagem é o documentarista Cláudio Galvão. 
23/07/2010, 10h06 - ATUALIZADO EM 23/07/2010, 10h06
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00