Eliane Elias e Antonio Adolfo
O Improviso desta semana destaca dois dos expoentes do jazz brasileiro, a pianista, cantora e compositora Eliane Elias e o pianista, compositor e arranjador Antonio Adolfo. Os dois estão indicados para os prêmios Grammy, na categoria de Melhor Album de Jazz Latino. O vencedor será conhecido na próxima sexta feira, onze de novembro deste 2022.
Eliane Elias radicada nos Estados Unidos, desde os anos 70, já é vencedora de dois prêmios Grammy, o mais recente com o álbum Mirror Mirror, de 2021. Este é o mesmo disco que concorre ao Grammy Latino. Já Antonio Adolfo concorre com o álbum Jobim Forever, também de 2021, dedicado a obra do maestro Antonio Carlos Jobim.
Mas no Improviso vamos ouvir peças dos álbuns mais recentes dos dois artistas, que acabam de ser lançados e, certamente, serão os futuros indicados a todos os prêmios. Escutaremos faixas do 31° álbum de carreira de Eliane Elias, Quietude, em que ela revisa o repertório original da bossa nova de João Gilberto.
De Antonio Adolfo ouviremos as faixas de seu 32° disco, Octet And Originals, em que ele apresenta novos arranjos instrumentais para algumas de suas composições mais consagradas. Antonio Adolfo tem seu nome escrito no cancioneiro popular brasileiro com músicas como Teletema e Sá Marina, em parcerias com o letrista Tibério Gaspar.
Seleção
1 – Você e Eu
2 – Bolinha de Papel
3 – Heart of Brasil
4 – Eu Sambo Mesmo
5 – Feito em Casa
6 – Bahia com H
7 – Prety World (Sá Marina)
8 – Cascavel
9 – Tim-Tim por Tim-Tim
10 – Brigas Nunca Mais