Daniel Murray — Rádio Senado
Escala Brasileira

Daniel Murray

Nascido em 1981 começou seus estudos musicais aos 6 anos de idade. Com 13 anos,  incentivado pelo violonista José Murray,  dedicou-se mais intensamente ao estudo do violão, vindo a ter aulas do instrumento com Floriano Rosalino, Celso Brescia (na Cia das Cordas), Edelton Gloeden, Paulo Porto Alegre... Desde então, vem se apresentando como solista e camerista, em espaços como Centro Cultural São Paulo, Teatro Municipal-SP, Masp.

Aos 15 anos, classificou-se em segundo lugar no Concours Internacional de Guitarre de Trédrez-Locquemeau (França), vindo a estudar com Alberto Ponce, por um mês, em La Coûme nos Pirineus. Desde então estudou alaúde com Silvana Scarinci e Carin Zwiling.

Com 17 anos, ingressa na FASM-Faculdade Santa Marcelina, estudando música contemporânea com os professores Silvio Ferraz e Flo Menezes, tendo continuado com esse último seus estudos de análise musical, após concluir o curso de graduação.

Em 2001 começou a dedicar-se também à composição, estudando com João Carlos Assis Brasil.

Em 2002 formou um Duo com Paulo Porto Alegre, seu professor, dedicado à interpretação do repertório moderno e de vanguarda para dois violões.

Em junho de 2003 deu um recital solo, em Nantes-França, de música popular brasileira e música contemporânea, incluindo algumas de suas composições. Participou como bolsista do XXXIV Festival de Campos do Jordão. Em agosto tocou no Festival Música Nova,  e em setembro e outubro na França, em Lannion e em Paris (Embaixada do Brasil e na Maison de l'Amérique Latine).

Em 2004, participou como intérprete e compositor na criação do espetáculo de dança-teatro Me Gusta Neruda, junto ao clarinetista Gustavo Barbosa Lima e aos bailarinos Juan Castiglioni e Marisa Magalhães. Apresentou-se no projeto Cenapoética, com o poeta francês Yvon Le Men em vários lugares em São Paulo, e no Festival Étonnants Romantiques em Combourg, na França.  Tocou em Paris na Fête de la Musique (Embaixada do Brasil).  Participou da BIMESP-Bienal de Música Eletroacústica de São Paulo.

Atualmente leciona violão erudito na Cia das Cordas.  Faz parte do Trio Opus 12, trio de violões, com Paulo Porto Alegre e Edelton Gloeden, e apresenta-se  regularmente com Paulo Bellinati e Israel de Almeida . É violonista convidado do Núcleo Hespérides - Música das Américas, grupo composto pelos músicos Andréa Kaiser, Antonio Ribeiro, Rosana Civile, José Antonio Soares, Paulo Porto Alegre, Joaquim de Abreu, Rogério Wolf, Heloisa Petri, José Augusto Mannis e Celso Delneri, tendo se apresentado, entre outros lugares, na sala São Paulo. Ouviremos: Ensimesmada, Sobre Harmônicos e martelatos, Quaderno e Gaborelisco.

26/08/2016, 07h00 - ATUALIZADO EM 26/08/2016, 19h20
Duração de áudio: 28:30
28:30Daniel Murray
1ª parte
12:30
2ª parte
16:00
Ao vivo
00:0000:00