Formação no exterior: Japão — Rádio Senado
Educação Federal

Formação no exterior: Japão

Os brasileiros que estudam no Japão enfrentam desafios como o aprendizado da língua e de uma cultura bastante diferente com a qual estamos acostumados. Por outro lado, as muitas vantagens da experiência valem a pena para os que se dedicam aos estudos, possuem uma mente aberta e querem chegar longe.

Assim como no caso de outros países, anualmente o governo japonês dá bolsas de graduação, pós-graduação e de língua japonesa a estudantes brasileiros. Tencologia da Informação e Artes estão entre os cursos mais procurados pelos brasileiros. As inscrições nos cursos para professores também estão abertas no momento.

Em um programa anterior, o Educação Federal tratou das oportunidades e desafios do estudo no Japão no contexto da educação internacional e da formação de cidadãos de alto nível. O nosso entrevistado naquele programa foi Rodrigo Fernandes, que terminou o curso superior na Universidade de Tsukuba, nos arredores de Tóquio. Atualmente ele trabalha na própria universidade onde se formou e está ajudando a criar um grupo de ex-alunos. O Rodrigo voltou ao programa para falar sobre os brasileiros que estudam no Japão. 

03/01/2022, 18h23 - ATUALIZADO EM 03/01/2022, 18h23
Duração de áudio: 11:38
Getty Images/iStockphoto
Ao vivo
00:0000:00