Aprendizado da língua portuguesa no Brasil é alarmante — Rádio Senado
Educação Federal

Aprendizado da língua portuguesa no Brasil é alarmante

O aprendizado da língua portuguesa na educação tem produzido resultados preocupantes para o futuro do Brasil. De acordo com os resultados recentes do sistema de avaliação da educação básica, mais da metade dos alunos de 14 a 17 anos não conseguiu assimilar adequadamente o conhecimento básico de português e matemática.

Esse quadro grave também tem afetado os resultados de Enem e de outros exames nacionais e internacionais. E deixa claro que é preciso melhorar urgentemente as políticas educacionais brasileiras e incentivar mais a leitura entre crianças e jovens. Uma das sugestões é reforçar a especialização para o ensino que inclua técnicas de leitura e redação. E não só nas disciplinas para a língua portuguesa.

O Educação Federal conversou sobre o ensino da língua portuguesa no Brasil com a professora Dayhane Escobar Paes. Ela  concluiu o doutorado em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Desde 2012 vem capacitando milhares de professores do ensino público e privado brasileiro em eventos apoiados pelo Instituto Alfa e Beto. Atualmente ensina no Instituto Federal do norte de Minas Gerais, Campus Porteirinha.

20/12/2021, 11h15 - ATUALIZADO EM 17/12/2021, 18h49
Duração de áudio: 10:09
unicreci.creci-rj.gov.br
Ao vivo
00:0000:00