O paradoxo entre pesquisa e ensino da matemática no Brasil — Rádio Senado
Educação Federal

O paradoxo entre pesquisa e ensino da matemática no Brasil

Em 2018 o Brasil foi promovido ao chamado grupo 5 da União Matemática Internacional, colocando o país entre os mais desenvolvidos na pesquisa. Naquele mesmo ano um  brasileiro ganhou a medalha Fields, considerado o Oscar da matemática. E entre 2017 e 18 o Brasil sediou o Biênio da Matemática, com eventos nacionais e internacionais.

Se por um lado existem esses bolsões de excelência e conquistas, o ensino da matemática no Brasil, especialmente na rede pública, ainda deixa muito a desejar.

O “Educação Federal” conversou sobre essa disparidade entre pesquisa e ensino da matemática no Brasil com Osmar Nina Garcia Neto. Ele é consultor e assessor para uso da informática na educação e especialista no desenvolvimento de softwares educativos.



22/11/2021, 17h29 - ATUALIZADO EM 22/11/2021, 17h29
Duração de áudio: 10:00
Getty Images/iStockphoto
Ao vivo
00:0000:00