A urgência de se aperfeiçoar o modelo de Alfabetização Infantil — Rádio Senado
Educação Federal

A urgência de se aperfeiçoar o modelo de Alfabetização Infantil

Em termos internacionais, já está comprovado o baixo desempenho dos alunos brasileiros na educação básica. As deficiências no processo de alfabetização foram apontadas como uma das causas desse quadro.  

Existem professores que preferem a teoria construtivista, que vários também chamam de letramento. Os críticos desse método alegam que, ao priorizar a compreensão da palavra ou frase, o construtivismo não ensina a criança a codificar e decodificar a escrita. 

Outro grupo de especialistas prefere o método fônico, que valoriza o som das letras como ponto de partida do aprendizado. A nova Política Nacional de Alfabetização, embora não explicite, tende a priorizar o método fônico. A adesão de Estados e Municípios é voluntária.

O "Educação Federal” conversou sobre a alfabetização infantil com o Consultor Legislativo do Senado, José Edmar de Queiroz, especialista em educação. 

11/10/2021, 16h20 - ATUALIZADO EM 14/10/2021, 16h12
Duração de áudio: 10:12
Hélio Melo / Gov. do Rio
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