Escola de Tempo Integral — Rádio Senado
Educação Federal

Escola de Tempo Integral

Diversos estados brasileiros possuem programas de educação em tempo integral com características específicas. Ainda que o modelo não seja consensual, o país tem pelo menos 3 milhões e 400 mil alunos  matriculados em cerca de 61 mil escolas de tempo integral, de acordo com o Ministério da Educação.

Especialistas alertam que não basta aumentar o tempo do aluno dentro da escola. É preciso também melhorar a qualidade do ensino e oferecer conteúdos mais atraentes e úteis.

Tentando fortalecer essa agenda, o governo federal criou o programa Mais Educação, que chegou a quase 60 mil escolas em 2015. No ano seguinte foi lançado o Novo Mais Educação, com foco no ensino fundamental de português e matemática. A prioridade eram os alunos com dificuldade de aprendizagem e as escolas com baixos indicadores educacionais. Mas até hoje o Brasil ainda não conseguiu expandir um programa de escola de tempo integral para todo o país.

O "Educação Federal” conversou sobre esses assuntos com o consultor legislativo do senado, José Edmar de Queiroz, especialista em educação.

20/09/2021, 19h30 - ATUALIZADO EM 20/09/2021, 19h30
Duração de áudio: 10:03
Pillar Pedreira/Agência Senado
Ao vivo
00:0000:00