Tribuna do Consumidor: Ligações indesejadas
Segundo a Anatel, o Brasil é o país com maior número de ligações indesejadas no mundo, com 32,9 ligações de spam por usuário, por mês. Um número bem superior em relação ao segundo o lugar, o Peru, país que registra 18,02 chamadas ao mês por usuário.
O Tribuna do Consumidor dessa semana comenta as iniciativas da Anatel para modificar essa realidade e reduzir o número de ligações indesejadas por usuário.
Transcrição
ABRE APENAS COM O BG
OI PESSOAL. RESPONDA RÁPIDO: O QUE VOCÊ FAZ QUANDO RECEBE UMA LIGAÇÃO DE UM NÚMERO DESCONHECIDO? ATENDE DE IMEDIATO OU JÁ PENSA LOGO QUE É SPAM?
A ANATEL VEM BUSCANDO BUSCA MEDIDAS PARA EVITAR ESSAS LIGAÇÕES INDESEJADAS. SEGUNDO UM ESTUDO DA TRUECALLER, O BRASIL É O CAMPEÃO DE CHAMADAS DO TIPO.
CONFORME O RELATÓRIO DA ANATEL , O “BRASIL SE MANTEVE NA LIDERANÇA DE PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE SPAMS NO MUNDO (POR 4 ANOS SEGUIDOS), COM 32,9 LIGAÇÕES DE SPAM POR USUÁRIO, POR MÊS”. A AGÊNCIA ACRESCENTA QUE “EXISTE UMA SIGNIFICATIVA DISTÂNCIA ENTRE MÉDIA DE CHAMADAS DE SPAM RECEBIDAS NO BRASIL (32,9 CHAMADAS POR USUÁRIO, POR MÊS) VERSUS PERU (18,02 CHAMADAS POR USUÁRIO POR MÊS), QUE SE ENCONTRA NA SEGUNDA POSIÇÃO”.
ESSE É O TEMA DE HOJE ENTÃO AQUI NO TRIBUNA DO CONSUMIDOR. SOU ANDERSON MENDANHA E VAMOS JUNTOS.
TÉC: VINHETA TRIBUNA DO CONSUMIDOR
BG
O ESTUDO DA TRUECALLER IDENTIFICA TRÊS TIPOS DE CHAMADAS INDESEJADAS: LIGAÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO, VENDAS E GOLPES. AS LIGAÇÕES DE BANCOS, FINANCEIRAS, EMPRESAS DE CARTÕES DE CRÉDITO E SEGUROS REPRESENTAM 44% DE TODO O SPAM, SEGUIDAS PELAS EMPRESAS DE TELEMARKETING, COM 39%. AS LIGAÇÕES DE “GOLPES” SOMAM 16,9%.
PARA EVITAR ESSES CASOS DE LIGAÇÕES INDESEJADAS, A ANATEL VEM ADOTANDO UMA SÉRIE DE MEDIDAS EM UM ESFORÇO PARA COMBATER AS CHAMADAS ABUSIVAS. E O RESULTADO É UMA QUEDA EXPRESSIVA DE 41% NO VOLUME DE LIGAÇÕES CURTAS, AQUELAS AUTOMATIZADAS QUE DURAM MENOS DE TRÊS SEGUNDOS, NA COMPARAÇÃO ENTRE JUNHO DE 2022 E JULHO DE 2023.
SEGUNDO OS DADOS DA ANATEL, A REDUÇÃO NO NÚMERO DE CHAMADAS ABUSIVAS DO TIPO TOTALIZOU 88,4 BILHÕES. ISSO SIGNIFICA UMA MÉDIA DE 415 LIGAÇÃO A MENOS PARA CADA HABITANTE DO BRASIL.
O RESULTADO É FRUTO DO BLOQUEIO DO ACESSO TELEFÔNICO A 582 EMPRESAS QUE FAZIAM CHAMADAS EM MASSA, INFRINGINDO TRÊS MEDIDAS CAUTELARES EDITADAS DESDE 2022. DESTAS EMPRESAS, 126 FIRMARAM TERMOS DE COMPROMISSO PARA PASSAR A CUMPRIR OS LIMITES DETERMINADOS PELO REGULADOR.
APESAR DOS RESULTADOS POSITIVOS, O PROBLEMA CONTINUA E A ANATEL SEGUE INVESTIGANDO OS RESPONSÁVEIS POR CHAMADAS ABUSIVAS. ATÉ O FIM DO ANO, SERÁ IMPLANTADO NO BRASIL O PROTOCOLO DE AUTENTICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE CHAMADAS CONHECIDO COMO STIR/SHAKEN.
ELE PREVÊ QUE AS CHAMADAS SEJAM APRESENTADAS AOS CONSUMIDORES COM O NÚMERO DO DISCADOR E, TAMBÉM, COM A SUA IDENTIFICAÇÃO, NOME E LOGOMARCA, BEM COMO O MOTIVO DA LIGAÇÃO E SELO QUE ATESTA O ORIGINADOR DA CHAMADA.
COM ESSAS INFORMAÇÕES, SERÁ POSSÍVEL PARA O CONSUMIDOR IDENTIFICAR EMPRESAS E DECIDIR SE TEM INTERESSE EM ATENDER A CHAMADA.
TAMBÉM SERÁ POSSÍVEL RECONHECER LIGAÇÕES QUE CONFIGUREM COMPORTAMENTO ABUSIVO, PARA QUE O CONSUMIDOR ADOTE AS MEDIDAS QUE ENTENDA ADEQUADAS.
A PREVISÃO É QUE O SERVIÇO ENTRE EM FUNCIONAMENTO EM JANEIRO DE 2024.
BG
E O QUE PODEMOS FAZER ENQUANTO AS MEDIDAS DA ANATEL NÃO SOLUCIONAM O PROBLEMA?
UMA ALTERNATIVA É USAR O POPULAR SERVIÇO DO SITE “NÃO ME PERTURBE”, AMPARADO PELA ANATEL. SÓ NO ANO PASSADO, A INICIATIVA CADASTROU MAIS DE 11 MILHÕES DE NÚMEROS DE TELEFONE. A ALTERNATIVA, QUE TAMBÉM FUNCIONA EM PAINEL ONLINE, E PROÍBE LIGAÇÕES VINDAS DE EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES E OFERTAS DE CRÉDITO CONSIGNADO.
VOCÊ PODE ACESSAR O SERVIÇO DE BLOQUEIO OFERECIDO PELO PROCON O SEU ESTADO.
BG
E PARA ENCERRAR ESSA NOSSA CONVERSA DE HOJE, VOCÊ TAMBÉM TEM A SUA DISPOSIÇÃO O PORTAL QUAL EMPRESA ME LIGOU, UMA INICIATIVA DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ANATEL). NO SITE, VOCÊ CONSEGUE SABER A QUAL EMPRESA PERTENCE UM DETERMINADO NÚMERO DE TELEFONE.
BASTA ACESSAR QUALEMPRESAMELIGOU.COM.BR
O NÚMERO DE TELEFONE DEVE SER INSERIDO NA CAIXA DE BUSCAS. DEPOIS, É SÓ PASSAR PELA VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA (CAPTCHA) E CLICAR EM CONSULTAR. O SITE FORNECERÁ O NOME E O CNPJ DA EMPRESA LIGADA ÀQUELE NÚMERO DE TELEFONE.
BG
E O TRIBUNA DO CONSUMIDOR DE HOJE VAI FICANDO POR AQUI. ATÉ A SEMANA QUE VEM. UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ LÁ.
TÉC: VINHETA TRIBUNA DO CONSUMIDOR