Boletim.leg - Edição das 14h
Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprova projeto que busca fortalecer a conexão de internet nas escolas públicas.
Profissionais das áreas da saúde, educação e esporte estiveram no Senado para debater benefícios da prática esportiva.

Transcrição
PESQUISA INÉDITA DO DATASENADO REVELA ROTINA DE AGRESSÕES E DISCRIMINAÇÃO CONTRA MULHERES TRANS
40% das mulheres trans e travestis sofreram agressões verbais; 17% físicas e 12% violência sexual.
ESPECIALISTAS DESTACAM OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO ESPORTE
... EU SOU RICARDO NAKAOKA E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
AS ESCOLAS PÚBLICAS PODERÃO RECEBER MAIS RECURSOS PARA A AMPLIAÇÃO DA BANDA LARGA. UM PROJETO NESSE SENTIDO PASSOU NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO, COMO INFORMA A REPÓRTER PATRÍCIA OLIVEIRA:
Escolas públicas poderão receber mais investimentos das operadoras de telecomunicações para o acesso à internet com tecnologia 5G. Em troca do compromisso com a Anatel, as empresas têm a garantia de autorizações e prorrogações de serviços e radiofrequências. A proposta do senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, busca reforçar as políticas de inclusão digital e reduzir as desigualdades sociais e regionais. O relatório, lido pelo senador Astronauta Marcos Pontes do PL de São Paulo, ampliou medida para todos os serviços de telecomunicações, e não apenas para a telefonia móvel.
Os compromissos de investimento se transformaram num importante instrumento para impulsionar as políticas de conexão das escolas públicas.
O relatório também prevê investimentos de internet banda larga para unidades de saúde e assistência social. Se não houver pedido para votação no Plenário, o projeto segue para a Câmara dos Deputados.
PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE, DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE ESTIVERAM NO SENADO PARA DEBATER OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA ESPORTIVA. O REPÓRTER RODRIGO RESENDE ACOMPANHOU:
A Comissão de Esporte do Senado debateu em audiência pública a importância do esporte e das atividades físicas em geral durante toda a vida. A senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, presidente da comissão, afirmou que esse tema é fundamental para a melhora da qualidade de vida da população.
(Leila Barros) E quando falamos de esporte para toda a vida, falamos também de saúde pública, estimular a atividade desde a infância até a terceira idade significa prevenir doenças, melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para sustentabilidade do sistema de saúde.
Stéphanie Rizk, Doutora em Cardiologia pela USP, mostrou pesquisas que apontam que a inatividade física é responsável por 9% de mortes prematuras em todo o mundo.O ministro do esporte, Paulo Henrique Cordeiro, destacou o papel social do esporte.
(Paulo Henrique) Porque o esporte é muito mais do que essa prática. É uma é uma mudança de vida.
De maneira geral, a OMS recomenda a prática para adultos de pelo menos 150 minutos semanais de atividades físicas.
ENTRE INSULTOS E AGRESSÕES, A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES TRANS GANHOU UM RETRATO INÉDITO EM PESQUISA DIVULGADA PELO DATASENADO. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE MARCELA DINIZ:
Pela primeira vez, desde 2005, o levantamento traz dados específicos sobre a experiência de trans e travestis. Muitas das 43 entrevistadas, ao serem questionadas se sofriam violência, responderam a princípio que "não". Mas as mesmas, quando perguntadas se já foram xingadas, mal atendidas ou hostilizadas pelo fato de serem quem são, aí, a resposta era que "SIM". Que "SEMPRE". O psicólogo do DataSenado, Rolf Regehr, comenta que esse resultado é preocupante porque aponta como agressões cotidianas acabam normalizadas no caso das mulheres trans:
(Rolf Regehr) "Tem uma diferença entre o que a pessoa percebe como violência - porque ela diz 'Não, não sofri violência' - mas, quando a gente mostra as situações de violência, elas dizem que sim. Então, o que a gente levantou como hipótese para isso é que as violências que elas sofrem são constantes, são em todo os lugares e isso acaba sendo normalizado."
40% das mulheres trans e travestis sofreram agressões verbais; 17% físicas e 12% violência sexual.
E O SENADO CELEBROU OS DEZ ANOS DE UMA INICIATIVA QUE AJUDA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA A RECONSTRUÍREM SUAS VIDAS.
NOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO, DOIS POR CENTO DAS VAGAS SÃO RESERVADAS PARA ESSAS TRABALHADORAS. JAQUELINE COUTO ALVES É UMA DAS BENEFICIADAS PELA POLÍTICA, QUE SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA UMA LEI FEDERAL:
Eu passei a ter uma independência financeira e me livrei do ciclo de violência doméstica. É a libertação da mulher. E além de ser acolhida, né, tem a questão da proteção aqui dentro. Esse projeto que o Senado criou foi uma coisa maravilhosa.
A COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO TERÁ 23 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, DE ACORDO COM OS PEDIDOS APROVADOS NESTA TERÇA-FEIRA.
MINISTROS DE VÁRIAS ÁREAS SERÃO OUVIDOS SOBRE RECURSOS DAS PASTAS. TAMBÉM SERÃO DEBATIDOS TARIFA ZERO NO TRANSPORTE PÚBLICO, PAC, EDUCAÇÃO INFANTIL E EMBRAPA. AS DATAS AINDA SERÃO MARCADAS.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

