Boletim.leg - Edição das 14h
Senado poderá votar aumento das penas para crimes violentos. CPMI do INSS vai ouvir advogado que denunciou fraudes.

Transcrição
SENADO PODERÁ VOTAR AUMENTO DAS PENAS PARA CRIMES VIOLENTOS.
É mais um projeto que vem no sentido de agravar penas e endurecer o Processo Penal.
CPMI DO INSS VAI OUVIR ADVOGADO QUE DENUNCIOU FRAUDES
... EU SOU TIAGO MEDEIROS E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
PLENÁRIO PODERÁ VOTAR O FIM DO DEVEDOR CONTUMAZ E O AUMENTO DA PENA PARA CRIMES VIOLENTOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
O Plenário poderá concluir na terça-feira a votação da proposta que vai limitar um valor no Orçamento para o pagamento dos precatórios, que são dívidas do poder público com cidadãos e empresas.
A PEC também retira esses débitos do limite de despesas e permite a renegociação das dívidas previdenciárias dos estados e municípios.
Outro destaque é o chamado devedor contumaz, que são empresas que deixam de pagar impostos de forma repetida e reiterada.
Também estão na pauta mudanças na Lei da Ficha Limpa para estabelecer que um político sentenciado seja considerado inelegível a partir da condenação ou da perda do mandato.
Hoje, o impedimento começa a contar após o cumprimento da pena.
O senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, alerta que o projeto vai reduzir o prazo do afastamento dos políticos que cometerem crimes eleitorais, como compra de voto.
a pessoa não ficará mais inelegível por 8 anos, ficará inelegível apenas por 4 anos, Porque na hora que ele for registrar a candidatura dele, ele não tem as condições de elegibilidade, mas essas condições serão aferidas na data da diplomação, depois das eleições, aí ele já estará elegível.
Na quarta-feira, o destaque é o aumento das penas para crimes violentos, a exemplo do roubo com arma de uso restrito, e que vai tipificar a criação de milícia e a extorsão de moradores, como explicou o relator, senador Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe.
É mais um projeto que vem no sentido de agravar penas e restringir no estilo de endurecer o Processo Penal. O foco disso tudo é a redução da criminalidade.
Ainda na quarta-feira e também na quinta-feira, os senadores deverão votar cinco acordos internacionais do Brasil com a Turquia, Chile, El Salvador, Índia e Guiana.
ADVOGADO QUE DENÚNCIOU FRAUDES NO INSS SERÁ OUVIDO HOJE PELA CPMI. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
O advogado Eli Cohen foi procurado por um diretor de associação de aposentados dizendo que o seu nome estava sujo.
O então diretor estava envolvido no esquema que cobrava mensalidades de milhares de aposentados e pensionistas do INSS sem autorização.
O advogado desconfiou que as associações poderiam estar sendo usadas como instituições de fachada e os diretores como laranjas.
As revelações do caso ao portal Metrópoles em 2024 motivaram a Polícia Federal investigar o caso e o Congresso Nacional criar a CPMI do INSS.
O presidente da comissão, senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, considera importante o depoimento do advogado investigativo.
foi um dos primeiros a levar as denúncias para a imprensa e também de boa parte das investigações do inquérito da Polícia Federal.
O trabalho de Eli Cohen, em um primeiro momento, focou na investigação dos descontos e nos processos relacionados à Ambec, Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos.
SENADO VAI DISCUTIR MULTAS PARA PUBLICIDADE EM JOGOS ON-LINE DESTINADOS A MENORES DE 12 ANOS. REPÓRTER HENRIQUE NASCIMENTO.
Um Projeto do senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, quer proibir anúncios comerciais em jogos on-line para menores de 12 anos.
A proposta pretende permitir somente campanhas educativas.
(Senador Confúcio Moura) provocar o Congresso a debater, fazer audiências públicas para poder aperfeiçoar e regulamentar essa publicidade e esses jogos disponibilizados para o público infantil."
Já a psicóloga Aline Uchôa, especialista em crianças e adolescentes, alerta para os riscos emocionais que a publicidade embutida em jogos digitais pode trazer.
(Psicóloga Aline Uchôa) " a criança fica mais vulnerável a querer consumir cada vez mais. Elas acreditam que precisam daqueles certos itens dos jogos, para se divertir e muitas vezes até para se sentir aceitas .
O projeto prevê sanções para as plataformas que descumprirem a norma, incluindo multas de 50 milhões de reais.
A proposta ainda vai passar pelas comissões do Senado.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

