Boletim.leg - Edição das 14h
Destaques: Senadores defendem financiamento e equipamentos modernos para combater os incêndios florestais. Agenda ambiental deverá ser considerada pelos eleitores neste domingo.
Transcrição
SENADORES DEFENDEM FINANCIAMENTO E EQUIPAMENTOS MODERNOS PARA COMBATER OS INCÊNDIOS FLORESTAIS
Quanto mais tenhamos a necessidade de inversão de recursos para investimentos na pecuária para compensar exatamente as perdas, mais o governo precisa investir de uma forma determinada nesses equipamentos de última geração.
AGENDA AMBIENTAL DEVERÁ SER CONSIDERADA PELOS ELEITORES NESTE DOMINGO.
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
AO COMENTAREM OS PREJUÍZOS DE 2 BILHÕES DE REAIS COM INCÊNDIOS QUE AFETAM DEZENOVE MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O PAÍS, SENADORES DEFENDEM A COMPRA DE EQUIPAMENTOS MAIS MODERNOS E FINANCIAMENTO PARA OS PRODUTORES RURAIS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
LEVANTAMENTO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS REVELA PREJUÍZOS ECONÔMICOS DE 2 BILHÕES DE REAIS COM INCÊNDIOS QUE AFETAM CERCA DE 19 MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O PAÍS.
SENADORES DEFENDEM A COMPRA DE EQUIPAMENTOS MAIS TECNOLÓGICOS E FINANCIAMENTO PARA OS PRODUTORES RURAIS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, até o dia 30 de setembro, os incêndios florestais em todo o país atingiram cerca de 19 milhões de pessoas em 684 municípios e provocaram perdas de R$ 2 bilhões com a destruição de áreas plantadas, pastos e cercas. O senador Jayme Campos, do União de Mato Grosso, cobrou um programa de enfrentamento à crise climática e aos incêndios, a revisão do seguro rural e a liberação de linhas de financiamento para o setor produtivo.
Nós que atuamos no campo sentimos duramente essa situação com muita tristeza e preocupação. O Brasil infelizmente não se preparou adequadamente para enfrentar essa crise do clima. O próprio governo reconhece que não estava 100% preparado para esse enfrentamento. E o que fazer? Votar os projetos que correspondam à realidade atual oferecendo ao governo e à sociedade saídas para que possam amenizar as perdas.
Ao citar que o Brasil não conta com tecnologia para combater os incêndios, o senador Chico Rodrigues, do PSB de Roraima, defendeu a compra de turbinas e de reservatórios de água que debelam o fogo com maior rapidez.
Quanto mais aumentem esses incêndios, quanto mais tenhamos a necessidade de inversão de recursos para investimentos na pecuária para compensar exatamente as perdas, mais o governo precisa investir de uma forma determinada nesses equipamentos de última geração. É importante para que a nossa população não seja cada vez mais consumida pela elevação dos preços dos alimentos. E sso, na verdade, só pode acontecer se nós voltarmos a combater os incêndios de uma forma muito rigorosa.
Ainda de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, cerca de 11 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em decorrência dos incêndios.
DIANTE DO AUMENTO DOS EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS, QUAIS SERÃO OS DESAFIOS AMBIENTAIS PARA PREFEITOS E VEREADORES ELEITOS ESTE ANO? O REPÓRTER CESAR MENDES TEM AS INFORMAÇÕES.
DIANTE DO AUMENTO NA FREQUÊNCIA E NA INTENSIDADE DOS EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS, QUAIS SERÃO OS DESAFIOS AMBIENTAIS PARA PREFEITOS E VEREADORES ELEITOS ESTE ANO?
ESTE É O TEMA DE UMA REPORTAGEM ESPECIAL DA RÁDIO SENADO QUE MOSTRA QUE ESSA AGENDA ENTROU DEFINITIVAMENTE NO RADAR DO ELEITOR. REPÓRTER CESAR MENDES.
Difícil esquecer a destruição das enchentes no Rio Grande do Sul, em maio; ou as cenas de cidades sob densa fumaça, efeito das queimadas na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado. Os alertas de que os eventos climáticos extremos deverão influenciar o voto do eleitor vêm sendo dados, como lembrou o senador Hamilton Mourão, do Republicanos Gaúcho.
(senador Hamilton Mourão) ''Não se pode mais ignorar os sinais claros de que o clima está mudando e de que suas consequências são devastadoras.''
Cidades resilientes às mudanças do clima; melhoria do transporte em áreas urbanas; agricultura de baixo carbono no campo; universalização do saneamento básico até 2033. Para a professora Mercedes Bustamante, da UnB, os eleitores devem ter em mente sua responsabilidade diante do mundo que vão deixar para as gerações futuras.
(Mercedes Bustamante) ''A meta principal do acordo de Paris, que é estabilizar o aquecimento em 1,5 graus centígrados até 2100; pense numa criança que nasceu em 2020, em 2100, ela terá 80 anos, é o espaço de uma vida, é muito próximo! ''
A reportagem especial completa está no endereço 'senado.leg.br/radio', na aba ''programas''.
O FUNDO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL PODERÁ SUBSIDIAR O QUEROSENE DE AVIAÇÃO NA REGIÃO NORTE.
É O QUE DIZ PROJETO DE LEI QUE AGUARDA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O FUNDO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL PODERÁ SUBSIDIAR O QUEROSENE DE AVIAÇÃO NA REGIÃO NORTE.
É O QUE DIZ PROJETO DE LEI QUE AGUARDA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O projeto de lei que autoriza o uso de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil para baratear o preço do combustível utilizado por aviões na região Norte aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos. O autor, senador Alan Rick, do União Brasil do Acre, diz que o alto custo do querosene de aviação é um dos impeditivos para a ampliação da malha aérea no norte do País. Segundo ele, nada mais justo do que usar dinheiro parado do FNAC para isso.
Então, nós estamos neste momento possibilitando, com a utilização de uma pequena parte do Fnac, o subsídio ao querosene de aviação na região da Amazônia Legal, na Região Norte. O sofrimento do povo do Norte tem que ser erradicado, nessa área principalmente. E essa é uma maneira também de o Brasil cumprir o seu papel de redução das desigualdades regionais.
O Fundo Nacional de Aviação Civil é abastecido com recursos da privatização de aeroportos e deve ser utilizado para o desenvolvimento do setor e o incremento do turismo.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.