Boletim.leg - edição das 22h
Senadores repudiam ataque a creche em Santa Catarina. Novo plano nacional de educação terá ciclo de debates no Senado.
Transcrição
SENADORES REPUDIAM ATAQUE A CRECHE EM SANTA CATARINA
Segundo a polícia, um homem de 25 anos pulou o muro da creche Cantinho Bom Pastor e iniciou o ataque com uma machadinha.
NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO TERÁ CICLO DE DEBATES NO SENADO
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O PRESIDENTE DO SENADO MANIFESTOU SOLIDARIEDADE AOS FAMILIARES DAS CRIANÇAS MORTAS EM UMA CRECHE EM BLUMENAU, SANTA CATARINA. RODRIGO PACHECO DISSE QUE É PRECISO ACABAR COM O CLIMA DE VIOLÊNCIA NO PAÍS. REPÓRTER PEDRO PINCER.
Dias após um ataque de um aluno numa escola de São Paulo resultar na morte de uma professora e deixar outras quatro pessoas feridas, hoje quatro crianças foram assassinadas e quatro ficaram machucadas depois de uma invasão a uma creche em Blumenau, Santa Catarina. Segundo a polícia, um homem de 25 anos pulou o muro da creche Cantinho Bom Pastor e iniciou o ataque com uma machadinha. O suspeito, que se entregou à polícia, tem passagens por porte de drogas, lesão e dano. Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas no Brasil. O senador Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, prestou solidariedade às famílias das vítimas e à cidade de Blumenau.
Solidariedade, pesar, e que Deus e que a fé que cada um de nós tem, tem a graça de ter, ajude a confortar e a gerar amor e não ódio, depois de uma notícia dessas.
Ao manifestar solidariedade, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enalteceu a ação da professora Simone Aparecida Camargo, que evitou mais mortes. Ele espera o máximo rigor da lei e disse que é preciso acabar com o ambiente de violência no país.
A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA VAI ANALISAR A REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE PRATICAGEM.
PRATICAGEM É O SERVIÇO DE CONDUÇÃO DE EMBARCAÇÕES NO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO NA ATRACAÇÃO E SAÍDA DOS PORTOS E NA TRAVESSIA DE ÁREAS COM RESTRIÇÕES À NAVEGAÇÃO OU SENSÍVEIS PARA O MEIO AMBIENTE. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
De autoria do senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, a proposta pretende trazer mais segurança jurídica e estabilidade regulatória nos preços dos serviços de praticagem, que é o comando de navios por profissionais especializados, chamados de práticos, responsáveis por garantir a segurança da navegação, principalmente na saída ou chegada de portos e em áreas de preservação do meio ambiente. O relator, Weverton, senador do PDT do Maranhão, afirmou que falta definir melhor em lei a forma de seleção e de capacitação, a remuneração e a lotação dos práticos.
A importância da praticagem no cenário econômico brasileiro se viu em evidência, sobretudo, com a edição da Lei 14.301, a famosa Lei BR do Mar, passando a ser diretamente relacionada ao chamado custo Brasil.
Ao citar que está recebendo novas sugestões de aperfeiçoamentos à proposta, o senador Weverton admitiu que poderá modificar seu relatório até a próxima reunião da Comissão de Infraestrutura.
A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO TERÁ UM CICLO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. O PNE ATUAL VIGORA DESDE 2014 E DEVERÁ SER ENCERRADO EM 2024. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
O Plano Nacional de Educação é um documento que traz uma série de metas e objetivos para a política de educação no país. O PNE atual vigora desde 2014 com encerramento previsto para o final de 2024. São 20 metas a serem renovadas. Para discutir os novos parâmetros que vão valer a partir de 2025, o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, sugeriu um ciclo de audiências.
Flávio Arns – Um ciclo de audiências públicas - serão sete audiências públicas - para discutir estratégias e diretrizes que devem nortear a elaboração do novo Plano Nacional de Educação, que se encerra no ano que vem. A gente tem que debater bastante, porque o novo Plano Nacional de Educação tem que vigorar partir de 2025. Então, neste ano e no ano que vem, teremos que fazer esse debate.
As datas das sete audiências sobre o novo Plano Nacional de Educação ainda serão definidas.
O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU O PEDIDO PARA DESARQUIVAR O PROJETO QUE ATUALIZA AS REGRAS SOBRE MOBILIDADE URBANA. A PROPOSTA DEFINE PARÂMETROS PARA AS LINHAS DE ÔNIBUS, CONCESSÕES E TRANSPORTE PÚBLICO DAS CIDADES, COM REGULAMENTAÇÃO DA ELETROMOBILIDADE E COMPOSIÇÃO TARIFÁRIA MAIS INTELIGENTE.
O PROJETO DÁ PRIORIDADE A CORREDORES EXCLUSIVOS DE TRANSPORTE COLETIVO EM VIAS URBANAS E EXIGE UM MÍNIMO DE QUALIDADE E REGULARIDADE PARA O TRANSPORTE PÚBLICO. A PROPOSTA SEGUE PARA A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.