Relação entre Brasil e Espanha é o tema do Autores e Livros — Rádio Senado
Autores e Livros

Relação entre Brasil e Espanha é o tema do Autores e Livros

O programa destaca o livro ‘O Brasil Espanhol’ do professor e hispanista Robervan Barbosa de Santana, que é o entrevistado da semana.

No livro Robervan fala sobre o que aconteceu nos 60 anos em que a colônia Brasil esteve sob o poder luso-espanhol, entre 1580 e 1640, e trata temas como a migração judaica, integração dos galegos na Bahia, expansão territorial, a religiosidade cristã e a semelhança no idioma e nomenclatura de localidades e fortalezas de defesa no Brasil, como o Forte de Montserrat.

A obra traz, entre outras curiosidades, a lista de sobrenomes de imigrantes espanhóis como: Aragón (Aragão), Ávila, Lopez, Menezes, Rodrigues e também de origem judaica sefardita que se incorporaram na sociedade brasileira. O livro também desmistifica as línguas ibéricas comuns no Brasil Colonial e as expressões como: entonces, oxente!, Vixe María, bueno!, oitcho, oitchenta, barrer, bassoura e usted, derivadas tanto do português antigo quanto do castelhano herdado nas regiões de fronteiras do Sul.

O programa traz ainda a poesia de Geraldo Pinto Rodrigues, dicas de leituras e lançamentos. Entre eles, “Grandes Guerras: de Sarajevo a Berlim, uma nova perspectiva sobre os dois maiores conflitos do século XX”, do historiador Rodrigo Trespach e "Nunca estivemos no Kansas", de Thássio Ferreira.

08/04/2022, 13h52 - ATUALIZADO EM 08/04/2022, 13h52
Duração de áudio: 27:45

Autores no programa: Thássio Ferreira, Caio Tozzi, Pedro Ferrarini, Rodrigo Trespach, Robervan Barbosa de Santana e Geraldo Pinto Rodrigues

Ao vivo
00:0000:00