3 - O Senado no Império Romano - o declínio da instituição — Rádio Senado
História

3 - O Senado no Império Romano - o declínio da instituição

A República Romana cai em uma guerra social. O conflito opôs dois caudilhos militares: Sila e Mário. Era também uma crise contra o poder do Senado. Vencedor do conflito, Sila entra em Roma por volta de 80 a.C. e não encontra resistência política alguma, tornando-se detentor do poder ditatorial. O período de Sila foi dos mais brutais da história romana com mais de quatro mil execuções, entre elas de senadores e ex-cônsules de origem plebeia.

Sila, então, devolve o poder ao Senado, que dá início ao período dos Triunviratos. Daí origina-se o Império Romano, com imperadores se sucedendo até a queda de Roma, passando pela divisão do Império em duas partes: a do Oriente, com sede em Constantinopla, e a do Ocidente, com sede em Roma.

Durante o Império, o Senado mantém parte de seu prestígio e, por um período, a característica de reunir os representantes das famílias mais influentes de Roma. Mas o poder da instituição é diminuído, principalmente por causa da ampliação desenfreada do número de senadores. Em um determinado momento do Império, são mais de mil senadores vindos das mais diversas partes do imenso Estado Romano. Isso retira do Senado uma de suas características primordiais: a de ser uma Casa de romanos influentes.

20/05/2006, 09h00 - ATUALIZADO EM 13/11/2023, 15h49
Duração de áudio: 19:56
19:563 - O Senado no Império Romano - o declínio da instituição
07:48
12:09
Ao vivo
00:0000:00