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Primeiras palavras


Para que uma instituição tenha uma imagem forte e respeitada, é preciso haver planejamento e coesão. 

É com esse espírito que, durante meses, a equipe de Divulgação da Secretaria Comunicação Social (Secom) pesquisou e catalogou marcas utilizadas nos diversos setores da Casa, além de identificar os critérios de identidade visual usados por outras entidades públicas nacionais e estrangeiras: insumos importantes para elaborar o conjunto de normas que corresponda à nossa necessidade institucional. 
 
O Manual de Identidade do Senado Federal foi aprovado pelo Ato 13/11 da Comissão Diretora. Esse é mais um avanço no processo de fortalecimento da imagem do Senado Federal e tem como objetivo unificar e harmonizar as diversas formas de comunicação visual produzidas pela instituição a partir do segundo semestre de 2011. 
 
A nós, servidores, é delegada a tarefa mais importante de todo esse processo: respeitar e defender as diretrizes estabelecidas no manual sempre que utilizarmos a marca do Senado nos diversos materiais de comunicação institucional.

— Doris Marize Romariz Peixoto