Senado vai debater as consequências do desastre em Mariana (MG) — Rádio Senado
Meio Ambiente

Senado vai debater as consequências do desastre em Mariana (MG)

O Senado vai debater as consequências do desastre em mariana em uma sessão temática nesta quarta-feira (25). Os senadores querem ouvir governadores e prefeitos da região atingida, além de ambientalistas e representantes da mineradora Samarco.

Segundo o senador Jorge Viana (PT – AC), um dos autores do requerimento que pediu a sessão temática, além dos prejuízos e penalidades à Samarco, mineradora responsável pelas barragens, mudanças na atual legislação sobre a fiscalização das barragens também devem fazer parte do debate.

23/11/2015, 12h46 - ATUALIZADO EM 23/11/2015, 12h57
Duração de áudio: 02:00
Foto: brasil.gov

Transcrição
LOC: O SENADO VAI DEBATER AS CONSEQUÊNCIAS DO DESASTRE EM MARIANA, EM UMA SESSÃO TEMÁTICA NESTA QUARTA-FEIRA LOC: OS SENADORES QUEREM OUVIR GOVERNADORES E PREFEITOS DA REGIÃO ATINGIDA, ALÉM DE AMBIENTALISTAS E REPRESENTANTES DA MINERADORA SAMARCO. REPÓRTER PAULA GROBA. TÉC: Os senadores querem debater com especialistas e autoridades o real impacto nos municípios, provocado pela tragédia ambiental em Mariana, município que fica a 100 quilômetros de Belo Horizonte, Minas Gerais. A lama de rejeitos de minério, que vazou com o rompimento das barragens, já chegou ao mar, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Pelo menos 11 pessoas morreram e 12 estão desaparecidas. Além dos prejuízos e penalidades à Samarco, mineradora responsável pelas barragens, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, um dos autores do requerimento que pediu a sessão temática, disse que mudanças na atual legislação sobre a fiscalização das barragens também devem fazer parte do debate. (VIANA) Nós temos sim que fazer uma revisão da legislação, pra que a gente não ponha a responsabilidade da interdição, por exemplo, na própria empresa. Ela vai deixar de ter lucro? Normalmente ela vai ser tentada a não parar o serviço e tentar fazer reparo, mesmo que isso implique em risco, como foi o caso. (Paula) O senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, afirmou que a intenção é avaliar as consequências reais da tragédia, como a falta de água, que já atinge os municípios da região. (AGRIPINO) É preciso que a reunião aconteça com providências práticas e que dentro da pobreza nacional se destine os recursos pra que uma coisa que não pode faltar que é água seja vista com antecedência de 6 meses a 1 ano pra que providências sejam efetivamente tomadas e a reunião não seja um gesto demagógico. (Paula) A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, uma das convidadas para a sessão temática, afirmou que este é o pior desastre ambiental já enfrentado pelo país. Também foram convidados para o debate os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, além de prefeitos dos municípios atingidos; representantes da Itaipu Binacional; ambientalistas; representantes da Mineradora Samarco; da empresa Vale e do Ministério Público Federal. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00