Perguntas frequentes

Posso usar os áudios da Rádio Senado na programação da minha emissora?

Sim. Os áudios publicados na página da Radioagência Senado estão disponíveis para download em formato mp3, para uso livre e gratuito em emissoras de rádio, sejam elas comerciais, comunitárias, educativas, rádios na web etc. Sites, escolas e serviços de alto-falantes também podem difundir o material. O único critério para utilizar os áudios é citar a Rádio Senado como autora do conteúdo.

 

Para ter acesso à Radioagência, eu preciso me cadastrar?

Sim. O cadastro de sua emissora como conveniada à Rádio Senado é simples e feito diretamente em nosso site. Basta preencher o formulário e criar uma senha para garantir seu acesso. Não se esqueça de fornecer um endereço de e-mail válido. É por meio dele que você vai confirmar o cadastro e usufruir de todos os serviços da Radioagência.

 

Preciso entregar alguma documentação para utilizar o conteúdo da Rádio Senado?

Não é necessária nenhuma documentação. Para utilizar o conteúdo da Rádio Senado, basta se cadastrar e criar uma senha de acesso à Radioagência.

 

Como eu faço para baixar os áudios publicados no site da Radioagência Senado?

Os áudios estão disponíveis para download, por meio do botão  localizado ao lado do título do arquivo. E para ter acesso a outras informações, como a transcrição dos textos e imagens, é só clicar no ícone

 

Posso retransmitir a programação da Rádio Senado ao vivo?

Os programas jornalísticos e culturais da Rádio Senado e os áudios de eventos legislativos, como sessões plenárias e reuniões das comissões do Senado, podem ser retransmitidos ao vivo. A retransmissão das músicas que tocam ao longo da programação também é liberada, mas, nesse caso, o pagamento dos direitos autorais musicais é de responsabilidade da sua emissora. Caso tenha dúvidas de como sintonizar a Rádio Senado, para transmitir ao vivo, clique aqui.

 

Posso usar trechos dos áudios para produzir as notícias da minha emissora?

Sim, você pode utilizar trechos dos áudios, incluindo os discursos dos senadores feitos em Plenário e disponibilizados diariamente em nosso site, desde que a fonte (Rádio Senado) seja citada.

 

A Radioagência oferece todo o conteúdo veiculado na Rádio Senado?

A Radioagência disponibiliza todas as matérias, programas, entrevistas e o conteúdo previamente gravado, que vai ao ar na Rádio Senado. Com relação ao conteúdo veiculado ao vivo, apenas as entrevistas, os quadros de programas e os discursos dos senadores ficam disponíveis.

 

As rádios conveniadas à Rádio Senado têm acesso a algum material exclusivo?

Sim. Além dos produtos que vão ao ar na Rádio Senado, a Radioagência disponibiliza para as emissoras conveniadas aúdios exclusivos, como sonoras editadas de senadores e séries especiais. O conteúdo exclusivo é identificado com uma estrela e pode ser encontrado por meio dos filtros, à esquerda da página da Radioagência.

 

A Rádio Senado pode produzir uma matéria exclusiva para a minha rádio?

O material exclusivo produzido pela equipe da Rádio Senado é destinado a todas as emissoras conveniadas, e não apenas a uma delas. No entanto, estamos sempre atentos às questões regionais. Sugestões de pauta são bem-vindas e podem ser enviadas pelo e-mail radioagencia@senado.leg.br. Se a matéria for produzida, ela será disponibilizada no site da Radioagência, para que todas as rádios conveniadas tenham acesso.

 

Minha emissora pode enviar um material para ser publicado na página da Radioagência Senado?

Não. A Radioagência apenas disponibiliza para as emissoras conveniadas o material produzido pela equipe da Rádio Senado. Esse material pode ser veiculado gratuitamente, de acordo com a necessidade e a conveniência de cada emissora.

 

Como encontro um determinado áudio na Radioagência Senado?

Na página da Radioagência Senado, à esquerda, você encontra os campos de filtros, para realizar a pesquisa de áudios. Lá, é possível determinar um período de tempo ou pesquisar os áudios por Estado e participação de senador. Você também pode pesquisar por formato (matérias, entrevistas, discursos, programas) ou pela duração dos áudios. A página oferece ainda uma ferramenta de busca rápida, na qual é possível pesquisar o conteúdo por assunto.

 

É possível encontrar um áudio antigo, produzido há mais de um ano?

Sim. Nosso banco de dados conta com áudios produzidos a partir de 2010. Para acessá-los, insira no filtro “período” o intervalo de datas desejado (limite de 366 dias por pesquisa). Se o áudio for anterior a 2010, faça o pedido pelo e-mail radioagencia@senado.leg.br

 

A Radioagência distribui o programa A Voz do Brasil para as emissoras conveniadas?

Não. A Radioagência disponibiliza, diariamente e após a veiculação, o Jornal do Senado, que faz parte do programa A Voz do Brasil. Além do Jornal do Senado, A Voz do Brasil conta com os jornais do Poder Executivo (25 minutos), do Poder Judiciário (5 minutos), da Câmara dos Deputados (20 minutos) e do Tribunal de Contas da União (um minuto, três vezes por semana). O sinal para transmissão do programa na íntegra, ao vivo, é de responsabilidade da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

 

Posso acessar a Radioagência por dispositivos móveis?

As funcionalidades da Radioagência são limitadas em dispositivos móveis. É possível acessar a ferramenta e ouvir os áudios publicados, mas não é possível baixá-los ou utilizar os filtros para localizar arquivos.

 

Como eu entro em contato com a Rádio Senado?

Se você faz parte de uma emissora conveniada ou interessada em se cadastrar, entre em contato com a Radioagência Senado pelo e-mail radioagencia@senado.leg.br ou pelo telefone (61) 3303-1337. Se você for ouvinte, internauta ou jornalista, o e-mail de contato da Rádio Senado é o radio@senado.leg.br. Dúvidas, sugestões e comentários sobre a emissora também podem ser enviados para a Ouvidoria do Senado Federal, por meio do telefone 0800-61-2211.