Perguntas frequentes

Posso usar os áudios da Rádio Senado na programação da minha emissora?

Sim. Os áudios publicados na página da Radioagência Senado estão disponíveis para download em formato mp3, para uso livre e gratuito em emissoras de rádio, sejam elas comerciais, comunitárias, educativas, rádios na web etc. Sites, escolas e serviços de alto-falantes também podem difundir o material. A única contrapartida para utilizar os áudios é dar o devido crédito de sua autoria, citando que se trata de uma produção da Rádio Senado. Consulto nosso regulamento aqui.

Para ter acesso à Radioagência, eu preciso me cadastrar?

Sim. O cadastro de sua emissora como parceira da Rádio Senado é simples e feito diretamente em nosso site. Basta preencher o formulário e criar uma senha para garantir seu acesso. Não se esqueça de fornecer um endereço de e-mail válido. É por meio dele que você vai confirmar o cadastro e usufruir de todos os serviços da Radioagência Senado.

Preciso entregar alguma documentação para utilizar o conteúdo da Rádio Senado?

Não é necessária nenhuma documentação. Para utilizar o conteúdo da Rádio Senado, basta se cadastrar e criar uma senha de acesso à Radioagência. Ao fazer o cadastro, o usuário declara a veracidade das informações prestadas e reconhece que a inconsistência desses dados poderá implicar a impossibilidade de se utilizar o serviço de Radioagência.

Como eu faço para baixar os áudios publicados no site da Radioagência Senado?

Os áudios estão disponíveis para download, por meio do botão localizado ao lado do título do arquivo. E para ter acesso a outras informações, como a transcrição dos textos e imagens, é só clicar no ícone

Posso retransmitir a programação da Rádio Senado ao vivo?

Os programas jornalísticos e culturais da Rádio Senado e os áudios de eventos legislativos, como sessões plenárias e reuniões das comissões do Senado, podem ser retransmitidos ao vivo pelo link http://radioaovivo.senado.leg.br/fm.mp3. Vale, neste caso, a mesma contrapartida da utilização dos áudios, ou seja citar a Rádio Senado como autora/produtora daquele conteúdo que está sendo transmitido.

A retransmissão das músicas que tocam ao longo da programação também é liberada, mas, nesse caso, o pagamento dos direitos autorais musicais é de responsabilidade da sua emissora.

Eu estava transmitindo um programa da Rádio Senado, mas ele foi interrompido para transmissão de um evento legislativo. E agora?

A Rádio Senado tem como prioridade a transmissão de sessões plenárias do Senado Federal e de reuniões das comissões temáticas da Casa. Eventualmente, essas atividades podem ter início durante a transmissão de um programa, o que provoca a interrupção da programação. Também pode acontecer de uma sessão plenária estar em andamento às 19h e a transmissão de A Voz do Brasil ser adiada para as 22h. Para esses casos, a Radioagência disponibiliza um canal alternativo, que mantém os programas já iniciados e garante a transmissão de A Voz do Brasil às 19h. Esse canal é http://radioaovivo.senado.gov.br/canal2.mp3

Posso usar trechos dos áudios para produzir as notícias da minha emissora?

Sim, você pode utilizar trechos dos áudios, desde que a fonte (Rádio Senado) seja citada.

A Radioagência oferece todo o conteúdo veiculado na Rádio Senado?

A Radioagência disponibiliza matérias, programas vigentes, entrevistas e o conteúdo previamente gravado, que vai ao ar na Rádio Senado. Com relação ao conteúdo veiculado ao vivo, apenas as entrevistas e os quadros de programas ficam disponíveis para download posterior. Caso você tenha interesse em transmitir a íntegra de um programa ao vivo, use o nosso link de streaming: http://radioaovivo.senado.leg.br/fm.mp3

As rádios cadastradas na Radioagência Senado têm acesso a algum material exclusivo?

Sim. Além dos produtos que vão ao ar na Rádio Senado, a Radioagência disponibiliza para as emissoras conveniadas aúdios exclusivos, como peças de utilidade pública, séries especiais, entrevistas e podcasts. O conteúdo exclusivo é identificado com uma estrela e pode ser encontrado por meio dos filtros, à esquerda da página da Radioagência.

A Rádio Senado pode produzir uma matéria exclusiva para a minha rádio?

O material exclusivo produzido pela equipe da Rádio Senado é destinado a todas as emissoras conveniadas, e não apenas a uma delas. No entanto, estamos sempre atentos às questões regionais. Sugestões de pauta são bem-vindas e podem ser enviadas pelo e-mail radioagencia@senado.leg.br. Se a matéria for produzida, ela será disponibilizada no site da Radioagência, para que todas as rádios tenham acesso.

Minha emissora pode enviar um material para ser publicado na página da Radioagência Senado?

Não. A Radioagência apenas disponibiliza para as emissoras conveniadas o material produzido pela equipe da Rádio Senado. Esse material pode ser veiculado gratuitamente, de acordo com a necessidade e a conveniência de cada emissora.

Como encontro um determinado áudio na Radioagência Senado?

Na página da Radioagência Senado, à esquerda, você encontra os campos de filtros, para realizar a pesquisa de áudios. Lá, é possível determinar um período de tempo ou pesquisar os áudios por Estado e participação de senador. Você também pode pesquisar por formato (matérias, entrevistas, discursos, programas) ou pela duração dos áudios. A página oferece ainda uma ferramenta de busca rápida, na qual é possível pesquisar o conteúdo por assunto.

É possível encontrar um áudio antigo, produzido há mais de um ano?

Sim. Nosso banco de dados conta com áudios produzidos a partir de 2010. Para acessá-los, insira no filtro “período” o intervalo de datas desejado (limite de 366 dias por pesquisa). Caso um áudio não seja encontrado, o usuário pode entrar em contato com a Radioagência pelo e-mail radioagencia@senado.leg.br para formalizar o pedido de recuperação do material. A solicitação será analisada pela Rádio Senado e atendida de acordo com a viabilidade e o interesse público, observando ainda nossos termos de uso e a normatização da Lei de Acesso à Informação.

A Radioagência distribui o programa A Voz do Brasil para as emissoras conveniadas?

O sinal para transmissão do programa na íntegra, ao vivo, é de responsabilidade da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), mas as emissoras cadastradas à Radioagência Senado podem utilizar o link http://radioaovivo.senado.gov.br/canal2.mp3 para transmitir A Voz do Brasil às 19h, ao vivo.

Além disso, a íntegra do programa é disponibilizada diariamente para download após sua veiculação, às 20h15. Esse material atende aquelas emissoras que optarem por transmitir A Voz do Brasil em horário alternativo, de acordo com a Lei 13.644/18.

Como eu entro em contato com a Rádio Senado?

Se você faz parte de uma emissora cadastrada ou interessada em se cadastrar, entre em contato com a Radioagência Senado pelo e-mail radioagencia@senado.leg.br ou pelo telefone (61) 3303-5174. Se você for ouvinte, internauta ou jornalista, o e-mail de contato da Rádio Senado é o radio@senado.leg.br. Dúvidas, sugestões e comentários sobre a emissora também podem ser enviados para a Ouvidoria do Senado Federal, por meio do telefone 0800-061-2211.