Terezinha do Acordeon - Pernambuco — Rádio Senado
Som Brasilis

Terezinha do Acordeon - Pernambuco

Nascida em 1950 em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, Terezinha Bezerra Chaves ganhou uma sanfona do pai aos 12 anos de idade e formou com os irmãos seu primeiro trio de forró. Dois anos depois, ela já tocava profissionalmente num grupo com Raimundo Carrero, que viria a se tornar um escritor famoso. Em 1970, Terezinha se mudou para Recife, mas abandonou a carreira artística quando se casou.

A volta aos palcos aconteceu em 1983 e, no ano seguinte, Terezinha do Acordeon lançou o seu disco de estreia, Alegria do Sertão, que abriu portas para a artista se apresentar ao lado de grandes nomes do forró, como Dominguinhos, Elba Ramalho e Mestre Gennaro, além de participar de espetáculos de Ariano Suassuna. Em 1995, veio o segundo álbum, que trazia apenas o nome de Terezinha do Acordeon na capa e, em 1997, a cantora deu à luz o cd Sina de Cigarra.

Com mais de uma dezena de discos no currículo, Terezinha do Acordeon comemorou 60 anos de estrada em 2024, com direito a uma exposição sobre sua vida e obra em Olinda. Reconhecida como a primeira mulher sanfoneira do forró, a artista também fundou a Troça Carnavalesca Sanfona do Povo e a Orquestra Sanfônica de Pernambuco. Todas essas contribuições para a cultura local renderam a Terezinha o título de cidadã recifense em 2017.

11/10/2024, 06h00
Duração de áudio: 05:00
Marck Azevedo, Domínio público, via Wikimedia Commons

Seleção Musical:

1. DO JEITO QUE EU SOU - Terezinha do Acordeon (Roberto Cruz)

2. SALGUEIRO MEU LUGAR - Terezinha do Acordeon (Junior Vieira)

3. FORRÓ DE DOIS - Terezinha do Acordeon (Patrício)

Transcrição
Música: DO JEITO QUE EU SOU - Terezinha do Acordeon (Roberto Cruz) OLÁ! O SOM BRASILIS DE HOJE APRESENTA O TALENTO DA CANTORA, COMPOSITORA E INSTRUMENTISTA PERNAMBUCANA TEREZINHA DO ACORDEON. NASCIDA EM 1950 EM SALGUEIRO, NO SERTÃO DE PERNAMBUCO, TEREZINHA BEZERRA CHAVES GANHOU UMA SANFONA DO PAI AOS 12 ANOS DE IDADE E FORMOU COM OS IRMÃOS SEU PRIMEIRO TRIO DE FORRÓ. DOIS ANOS DEPOIS, ELA JÁ TOCAVA PROFISSIONALMENTE NUM GRUPO COM RAIMUNDO CARRERO, QUE VIRIA A SE TORNAR UM ESCRITOR FAMOSO. EM 1970, TEREZINHA SE MUDOU PARA RECIFE, MAS ABANDONOU A CARREIRA ARTÍSTICA QUANDO SE CASOU. A VOLTA AOS PALCOS ACONTECEU EM 1983 E, NO ANO SEGUINTE, TEREZINHA DO ACORDEON LANÇOU O SEU DISCO DE ESTREIA, ALEGRIA DO SERTÃO, QUE ABRIU PORTAS PARA A ARTISTA SE APRESENTAR AO LADO DE GRANDES NOMES DO FORRÓ, COMO DOMINGUINHOS, ELBA RAMALHO E MESTRE GENNARO, ALÉM DE PARTICIPAR DE ESPETÁCULOS DE ARIANO SUASSUNA. EM 1995, VEIO O SEGUNDO ÁLBUM, QUE TRAZIA APENAS O NOME DE TEREZINHA DO ACORDEON NA CAPA E, EM 1997, A CANTORA DEU À LUZ O CD SINA DE CIGARRA. Música: SALGUEIRO MEU LUGAR - Terezinha do Acordeon (Junior Vieira) COM MAIS DE UMA DEZENA DE DISCOS NO CURRÍCULO, TEREZINHA DO ACORDEON COMEMOROU 60 ANOS DE ESTRADA EM 2024, COM DIREITO A UMA EXPOSIÇÃO SOBRE SUA VIDA E OBRA EM OLINDA. RECONHECIDA COMO A PRIMEIRA MULHER SANFONEIRA DO FORRÓ, A ARTISTA TAMBÉM FUNDOU A TROÇA CARNAVALESCA SANFONA DO POVO E A ORQUESTRA SANFÔNICA DE PERNAMBUCO. TODAS ESSAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CULTURA LOCAL RENDERAM A TEREZINHA O TÍTULO DE CIDADÃ RECIFENSE EM 2017. E AGORA, PARA FECHAR ESTE SOM BRASILIS, QUE TEVE LOCUÇÃO DE MARLUCI RIBEIRO, PRODUÇÃO DE CARLOS ANDRADE E TRABALHOS TÉCNICOS DE EDUARDO BRITO, VAMOS OUVIR A MÚSICA FORRÓ DE DOIS, PRESENTE NO DISCO TEREZINHA 40 ANOS DE CHÃO, LANÇADO PELA CANTORA, COMPOSITORA E INSTTRUMENTISTA PERNAMBUCANA EM 2022 Música: FORRÓ DE DOIS - Terezinha do Acordeon (Patrício)

Ao vivo
00:0000:00