Tião Carvalho - Maranhão — Rádio Senado
Som Brasilis

Tião Carvalho - Maranhão

Nascido em 1955 em Cururupu, no litoral noroeste do Maranhão, Tião Carvalho cresceu em meio ao Bumba-meu-boi e ao Tambor-de-crioula, iniciando aí o seu aprendizado sobre as danças e festividades populares. Aos oito anos de idade, foi estudar na capital São Luis, onde passou a ter contato com outras manifestações artísticas, até que, em 1979, recebeu convite para integrar o elenco de um grupo de Teatro no Rio de Janeiro, mudando-se no ano seguinte para São Paulo.

E foi na Paulicéia Desvairada que Tião Carvalho construiu sua carreira, trabalhando ao lado de grandes artistas MPB, como Sivuca, Hermeto Pascoal, Paulo Moura e Zeca Baleiro. Em 1988, a cantora Ná Ozzetti gravou a música Nós, de autoria de Tião, e oito anos depois Cássia Eller regravou a canção, dando mais visibilidade ao artista maranhense. Em 2002, foi a vez de Tião lançar seu primeiro disco solo, trazendo a própria versão para a famosa composição.

Em 2006, Tião Carvalho lançou o segundo disco, interpretando músicas do conterrâneo João do Vale. Além do trabalho solo, o artista maranhense também gravou discos com a Banda Mafuá e com o Grupo Cupuaçu, do qual é diretor artístico desde 1986. Por sua contribuição social e cultural para a cidade de São Paulo, em 2004 Tião Carvalho recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Paulistano.

27/09/2024, 06h00 - ATUALIZADO EM 24/09/2024, 10h06
Duração de áudio: 05:00
Mauricioalexandre55, via Wikimedia Commons

Transcrição
OLÁ! O SOM BRASILIS DE HOJE APRESENTA O TALENTO DO CANTOR, COMPOSITOR, DANÇARINO E EDUCADOR MARANHENSE TIÃO CARVALHO. NASCIDO EM 1955 EM CURURUPU, NO LITORAL NOROESTE DO MARANHÃO, TIÃO CARVALHO CRESCEU EM MEIO AO BUMBA MEU BOI E AO TAMBOR DE CRIOULA, INICIANDO AÍ O SEU APRENDIZADO SOBRE AS DANÇAS E FESTIVIDADES POPULARES. AOS OITO ANOS DE IDADE, FOI ESTUDAR NA CAPITAL SÃO LUIS, ONDE PASSOU A TER CONTATO COM OUTRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, ATÉ QUE, EM 1979, RECEBEU CONVITE PARA INTEGRAR O ELENCO DE UM GRUPO DE TEATRO NO RIO DE JANEIRO, MUDANDO-SE NO ANO SEGUINTE PARA SÃO PAULO. E FOI NA PAULICÉIA DESVAIRADA QUE TIÃO CARVALHO CONSTRUIU SUA CARREIRA, TRABALHANDO AO LADO DE GRANDES ARTISTAS DA MPB, COMO SIVUCA, HERMETO PASCOAL, PAULO MOURA E ZECA BALEIRO. EM 1988, A CANTORA NÁ OZZETTI GRAVOU A MÚSICA NÓS, DE AUTORIA DE TIÃO, E OITO ANOS DEPOIS CÁSSIA ELLER REGRAVOU A CANÇÃO, DANDO MAIS VISIBILIDADE AO ARTISTA MARANHENSE. EM 2002, FOI A VEZ DE TIÃO LANÇAR SEU PRIMEIRO DISCO SOLO, TRAZENDO A PRÓPRIA VERSÃO PARA A FAMOSA COMPOSIÇÃO.   EM 2006, TIÃO CARVALHO LANÇOU O SEGUNDO DISCO, INTERPRETANDO MÚSICAS DO CONTERRÂNEO JOÃO DO VALE. ALÉM DO TRABALHO SOLO, O ARTISTA MARANHENSE TAMBÉM GRAVOU DISCOS COM A BANDA MAFUÁ E COM O GRUPO CUPUAÇU, DO QUAL É DIRETOR ARTÍSTICO DESDE 1986. POR SUA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E CULTURAL PARA A CIDADE DE SÃO PAULO, EM 2004 TIÃO CARVALHO RECEBEU DA CÃMARA MUNICIPAL O TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO.  E AGORA, PARA FECHAR ESTE SOM BRASILIS, QUE TEVE LOCUÇÃO DE MARLUCI RIBEIRO, PRODUÇÃO DE CARLOS ANDRADE E TRABALHOS TÉCNICOS DE EDUARDO BRITO, VAMOS OUVIR ATÉ A LUA, MÚSICA PRESENTE NO ÁLBUM DE ESTREIA DO MULTIARTISTA MARANHENSE TIÃO CARVALHO, LANÇADO EM 2002.

Ao vivo
00:0000:00