Analise Severo - Rio Grande do Sul
Nascida em 1974 na cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, Analise Severo começou a cantar profissionalmente aos 18 anos, quando interpretou a composição De Coração a Coração na Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria. Em 1994, a cantora ganhou o prêmio de melhor solista feminina no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, fortalecendo o início de sua carreira musical.
Em 1997, Analise Severo lançou o seu disco de estreia, Pra Ser Presença na Saudade, que trouxe um toque de feminilidade para a música tradicionalista gaúcha, historicamente dominada por homens. Dois anos mais tarde, a artista se uniu ao cantor e compositor nativista Nenito Sarturi para lançarem, em parceria, o álbum Caminheiros, que resultou em um show de mesmo nome.
Com mais de trinta anos de carreira artística e seis discos na bagagem, Analise Severo foi eleita a melhor cantora gaúcha nos anos de 2017 e 2019 em votação promovida pelo site G1 do Rio Grande do Sul. Dona de um forte discurso feminista, a artista lançou em 2019 o espetáculo Bem Gaúcha, com o intuito de valorizar a mulher na sociedade e na formação da identidade regional sul-rio-grandense.

Seleção Musical:
1. Quem disse? - Analise Severo (Binaca Bergmam, Emerson Martins e Igor Silveira)
2. Caminheiros - Analise Severo e Nenito Sarturi (Nenito Sarturi e Zulmar Benitez)
3. Bem Gaúcha - Analise Severo e Berenice Azambuja (Jean Kirchoff e Rômulo Chaves)

