Dorivã Borges - Tocantins — Rádio Senado
Som Brasilis

Dorivã Borges - Tocantins

Nascido em 1961 em Cristalândia, a 140 quilometros de Palmas, Dorivã Borges se mudou aos cinco anos de idade para Gurupi, onde, ainda criança, construía violinhas a partir de latas de doce, para imitar espetáculos circenses que passavam em sua região. Em 1971, ele dividiu a compra de um violão com um amigo, mas só aprendeu o instrumento mesmo alguns anos depois.

Em 1979, aos 18 anos, Dorivã se tornou músico profissional, mostrando a sua veia autoral em festivais de música e o seu lado de intérprete em bares locais. O primeiro disco solo só viria muito tempo depois, precisamente no ano 2000. Intitulado Passarim do Jalapão, o álbum foi gravado no Rio de Janeiro, com produção do premiado produtor carioca Carlos Fuchs e participação do grupo A Parede e de Lucinha Turnbull na banda de apoio.

Em 45 anos de carreira artística, Dorivã Passarim do Jalapão já se apresentou em diversos estados brasileiros, ganhou festivais de música e até representou o Estado do Tocantins no Ano do Brasil na França, em 2005. Na parte fonográfica, o artista entrou em várias coletâneas e tem quatro discos solos e um DVD lançados, contando com repertório para a gravação pelo menos mais dois álbuns.

28/06/2024, 06h00 - ATUALIZADO EM 25/06/2024, 11h52
Duração de áudio: 05:01
EyeEm/Freepik.com

Seleção Musical:

1. Imperador Tocantins - Dorivã Passarim do Jalapão (Carlinhos Veloz)

2. Devoção - Dorivã Passarim do Jalapão (Chiquinho Chokolate, Dorivã, Hélio Brito, Menandro Simão)

3. Passarim do Jalapão - Dorivã Passarim do Jalapão (Dorivã Passarim do Jalapão)

Transcrição
Música: Imperador Tocantins - Dorivã Passarim do Jalapão (Carlinhos Veloz) OLÁ! O SOM BRASILIS DE HOJE APRESENTA O TALENTO DO CANTOR E COMPOSITOR TOCANTINENSE DORIVÃ PASSARIM DO JALAPÃO. NASCIDO EM 1961 EM CRISTALÂNDIA, A 140 QUILÔMETROS DE PALMAS, DORIVÃ BORGES SE MUDOU AOS CINCO ANOS DE IDADE PARA GURUPI, ONDE, AINDA CRIANÇA, CONSTRUÍA VIOLINHAS A PARTIR DE LATAS DE DOCE, PARA IMITAR ESPETÁCULOS CIRCENSES QUE PASSAVAM EM SUA REGIÃO. EM 1971, ELE DIVIDIU A COMPRA DE UM VIOLÃO COM UM AMIGO, MAS SÓ APRENDEU O INSTRUMENTO MESMO ALGUNS ANOS DEPOIS. EM 1979, AOS 18 ANOS, DORIVÃ SE TORNOU MÚSICO PROFISSIONAL, MOSTRANDO A SUA VEIA AUTORAL EM FESTIVAIS DE MÚSICA E O SEU LADO DE INTÉRPRETE EM BARES LOCAIS. O PRIMEIRO DISCO SOLO SÓ VIRIA MUITO TEMPO DEPOIS, PRECISAMENTE NO ANO 2000. INTITULADO PASSARIM DO JALAPÃO, O ÁLBUM FOI GRAVADO NO RIO DE JANEIRO, COM PRODUÇÃO DO PREMIADO PRODUTOR CARIOCA CARLOS FUCHS E PARTICIPAÇÃO DO GRUPO A PAREDE E DE LUCINHA TURNBULL NA BANDA DE APOIO. Música: Devoção - Dorivã Passarim do Jalapão (Chiquinho Chokolate, Dorivã, Hélio Brito, Menandro Simão) EM 45 ANOS DE CARREIRA ARTÍSTICA, DORIVÃ PASSARIM DO JALAPÃO JÁ SE APRESENTOU EM DIVERSOS ESTADOS BRASILEIROS, GANHOU FESTIVAIS DE MÚSICA E ATÉ REPRESENTOU O ESTADO DO TOCANTINS NO ANO DO BRASIL NA FRANÇA, EM 2005. NA PARTE FONOGRÁFICA, O ARTISTA ENTROU EM VÁRIAS COLETÂNEAS E TEM QUATRO DISCOS SOLOS E UM DVD LANÇADOS, CONTANDO COM REPERTÓRIO PARA A GRAVAÇÃO PELO MENOS MAIS DOIS ÁLBUNS.  E AGORA, PARA TERMINAR ESTE SOM BRASILIS, QUE TEVE LOCUÇÃO DE MARLUCI RIBEIRO, PRODUÇÃO DE CARLOS ANDRADE E TRABALHOS TÉCNICOS DE EDUARDO BRITO, VAMOS OUVIR DORIVÃ COM A MÚSICA PASSARIM DO JALAPÃO, QUE, DE TANTO SUCESSO REGIONAL QUE FEZ, ACABOU SE INCORPORANDO AO PRÓPRIO NOME ARTÍSTICO DESSE CANTOR E COMPOSITOR TOCANTINENSE. Música: Passarim do Jalapão - Dorivã Passarim do Jalapão (Dorivã Passarim do Jalapão)

Ao vivo
00:0000:00