Series Especiais

Halloween e o Folclore Brasileiro

58:21Halloween e o Folclore Brasileiro
Série especial - 1º episódio
05:30
Série especial - 2º episódio
05:30
Série especial - 3º episódio
05:30
Série especial - 4º episódio
04:46
Série especial - 5º episódio
05:30
Série especial - 6º episódio
04:05
Reportagem especial - 1ª parte
12:35
Reportagem especial - 2ª parte
14:55

Rádio Senado produz reportagens sobre o Halloween e o Folclore Brasileiro

A cada ano, mais gente no Brasil comemora o Halloween, ou o Dia das Bruxas, no dia 31 de outubro. Embora a festa venha de tradições muito antigas, do povo celta, há quase dois mil anos, a celebração se consolidou nos Estados Unidos. E, em tempos de globalização, coisas adotadas pelos Estados Unidos acabam sendo adotadas em todo o mundo.

Mas como fica o Brasil nessa história? Será que devemos festejar o Halloween? Nosso folclore já não é suficientemente rico em mitos e lendas? A série de reportagens "Halloween e o Folclore Brasileiro", produzida pelo jornalista Sérgio Vieira, coloca esse tema em discussão e aborda a importância que possuem os mitos, culturas e saberes tradicionais para a formação e entendimento da sociedade brasileira.

Foram entrevistados o psicólogo Fábio Appolinário, do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento (IPPC), a jornalista Januária Cristina, autora do Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro e o quadrinista Ikarow, autor de Rio Negro - o horror habita no coração da AmazôniaA bruxa, entre outros.

Também concederam entrevistas sobre a relevância de se valorizar o folclore nas áreas de educação e cultura os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), José Serra (PSDB-SP), Fátima Bezerra (PT-RN), Jorge Viana (PT-AC) e João Capiberibe (PSB-AP).

Os ouvintes da Rádio Senado puderam acompanhar o material em dois formatos. Como série especial, com seis episódios veiculados no programa Conexão Senado entre os dias 23 e 27 de outubro e no dia 31 de outubro de 2017, e como reportagem especial, veiculada no dia 27 de outubro, com reprise nos dias 28 e 29 de outubro de 2017.

TÓPICOS:
Amazônia  Cultura  Educação  Estados  Folclore  Globalização  História  PSB  PSDB  PT  Rede 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo