Reportagem Especial

O medo que anda de transporte público

Milhões de brasileiros utilizam diariamente algum tipo de transporte público. Cada ônibus, trem ou metrô lotado, traz, além de histórias sofridas de trabalhadores e estudantes, casos de violência nos mais diversos níveis, do roubo de celular à agressão física. Histórias de violências sofridas por passageiros e trabalhadores estão na Reportagem Especial “O medo que anda de transporte público”, do jornalista Rodrigo Resende, que a Rádio Senado apresenta nesta sexta-feira (20), às 18h.
O ouvinte poderá acompanhar diversos casos de violência ocorridos pelo país, sempre em transporte público, sejam nos ônibus de João Pessoa e Fortaleza, no metrô de São Paulo, os nos coletivos do Distrito Federal. Vai conhecer também o trabalho de uma psicóloga de Manaus que fez uma dissertação de mestrado com cobradoras de ônibus que chegavam, muitas vezes, a serem abusadas sexualmente durante os assaltos.
Para tentar coibir esse tipo de ação, o Senado aprovou neste ano um projeto que agrava a pena para crimes cometidos no transporte público bem como nos pontos de embarque e desembarque de passageiros. O autor da proposta, senador Jorge Viana, do PT do Acre, destaca que há uma tendência da sociedade de querer ampliar o número dos usuários de transporte coletivo. “Mas se lá é o lugar onde você tem mais concentração de assalto, roubo e assassinato, como é que fica?”, questiona.
Outro projeto em discussão no Senado, apresentado pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, trata do combate ao abuso às mulheres em transporte coletivo e prevê pena de até 4 anos de cadeira. “Isso vai desestimular esse tipo de prática que é uma prática de abuso sexual, de violência sexual e que precisa ser coibida em defesa das mulheres”, completa o autor.

*Esta reportagem foi finalista do 23º Prêmio CNT de Jornalismo de 2016.

20/05/2016, 14h33 - ATUALIZADO EM 02/10/2019, 19h05
Duração de áudio: 29:00
Foto: Flickr / Creative Commons / Diego Torres Silvestre
29:00O medo que anda de transporte público
O medo que anda de transporte público - 1ª parte
13:07
O medo que anda de transporte público - 2ª parte
15:53
Ao vivo
00:0000:00