Eletrobras, a empresa que tirou o Brasil da escuridão — Rádio Senado
Reportagem Especial

Eletrobras, a empresa que tirou o Brasil da escuridão

Reportagem da Rádio Senado mostra resistência à criação da Eletrobras nos anos 50

No momento em que se discute privatização da estatal de energia, programa revela documentos históricos e pressão de empresas privadas

 

No Carnaval de 1954, os foliões brincaram no Rio de Janeiro ao som de uma marchinha que debochava de uma mazela que infernizava a capital do Brasil: os apagões quase diários. A canção Vaga-Lume denunciava: “Rio de Janeiro / Cidade que nos seduz / De dia falta água / De noite falta luz”.  A Reportagem Especial que a Rádio Senado leva ao ar nesta sexta-feira (08/12), às 18h, mostra que foi para acabar com o problema da falta de energia elétrica que o presidente Getúlio Vargas propôs a criação de uma empresa estatal de eletricidade. O projeto da Eletrobras foi apresentado ao Congresso Nacional naquele mesmo ano de 1954.

Documentos históricos guardados no Arquivo do Senado apontam que a proposta de Vargas se arrastou por anos pelas comissões do Senado e da Câmara por causa das pressões feitas pelas duas empresas privadas que, na época, dominavam o mercado brasileiro de energia elétrica e eram contra a entrada do poder púbico no negócio.

O programa de 30 minutos mostra os pronunciamentos dos senadores a respeito do projeto de lei da Eletrobras. Um deles chegou a propor que empresa não se chamasse Eletrobras, mas Celfe — sigla de Centrais Elétricas Federais. A sugestão passou no Senado, mas acabou sendo derrubada na Câmara.

O projeto da estatal elétrica só seria aprovado em 1961, sete anos depois de Vargas apresentar seu projeto, e a inauguração ocorreria em 1962. A Eletrobras conseguiu atender à demanda que as duas empresas privadas não conseguiam suprir e permitiu que o país vivesse o “milagre econômico” da década de 1970.

A Reportagem Especial “Eletrobras, a empresa que tirou o Brasil da escuridão” foi produzida pelo jornalista Ricardo Westin, do Jornal do Senado, e vai ser reprisada no sábado (09/12), às 10h, e no domingo (10/12), às 17h.

08/12/2017, 17h30 - ATUALIZADO EM 08/12/2017, 16h55
Duração de áudio: 29:59
Herminio Nunes/Eletrosul
29:59Eletrobras, a empresa que tirou o Brasil da escuridão
Parte 1
14:10
Parte 2
15:50
Ao vivo
00:0000:00