Reportagem especial lembra o centenário de Jackson do Pandeiro — Rádio Senado
Reportagem Especial

Reportagem especial lembra o centenário de Jackson do Pandeiro

Rádio Senado comemora 100 anos de nascimento de Jackson do Pandeiro

Reportagem especial resgata história e apresenta depoimentos sobre trajetória do Rei do Ritmo

Com mais de 400 discos gravados e participações em 7 filmes, Jackson do Pandeiro foi um fenômeno da música brasileira. Nascido no interior da Paraíba, em um local de extrema pobreza material, mas de muita riqueza cultural, Jackson veio a ser considerado por grandes nomes de nossa música como o maior ritmista brasileiro.

Nos cinco capítulos da reportagem especial “Jackson do Pandeiro: o Rei do Ritmo”, que homenageiam o centenário de nascimento do músico, é possível conhecer o ambiente no qual ele foi criado e que teve influência decisiva em sua trajetória, assim como ouvir depoimentos de Gilberto Gil, Marcos Suzano, Maestro Spok, da viúva Neuza Flores e do biógrafo Fernando Moura.

A inspiração no Coco, ritmo no qual a mãe se apresentava cantando, a origem do nome artístico e a juventude difícil, marcada por muitas confusões e trabalho para sustentar os irmãos e a mãe também fazem parte dessa reportagem especial produzida pelo jornalista Alcebíades Muniz.

A chegada repentina e casual ao sucesso, em Recife, com a música Sebastiana, que compôs ao lado de Rosil Cavalcanti, assim como outra faceta de Jackson: os casamentos, também serão destacados. Sua última esposa conta que a morte do artista, em 1982, foi por diabetes, mas causada por muito trabalho. E claro, ouviremos trechos de algumas músicas para ilustrar essa reportagem especial.

26/08/2019, 08h30 - ATUALIZADO EM 26/08/2019, 18h16
Duração de áudio: 27:38
funesc.pb.gov.br
27:38Reportagem especial lembra o centenário de Jackson do Pandeiro
1ª parte
05:30
2ª parte
05:34
3ª parte
05:32
4ª parte
05:31
5ª parte
05:32
Ao vivo
00:0000:00