Halloween e o Folclore Brasileiro — Rádio Senado
Reportagem Especial

Halloween e o Folclore Brasileiro

A cada ano, mais gente no Brasil comemora o Halloween, ou o Dia das Bruxas, no dia 31 de outubro. Embora a festa venha de tradições muito antigas, do povo celta, há quase dois mil anos, a celebração se consolidou nos Estados Unidos. E, em tempos de globalização, coisas adotadas pelos Estados Unidos acabam sendo adotadas em todo o mundo.

Mas como fica o Brasil nessa história? Será que devemos festejar o Halloween? Nosso folclore já não é suficientemente rico em mitos e lendas? A reportagem especial "Halloween e o Folclore Brasileiro", produzida pelo jornalista Sérgio Vieira, coloca esse tema em discussão. O programa aborda a importância que possuem os mitos, culturas e saberes tradicionais para a formação e entendimento da sociedade brasileira.

Foram entrevistados o psicólogo Fábio Appolinário, do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento (IPPC), a jornalista Januária Cristina, autora do Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro e o quadrinista Ikarow, autor de Rio Negro - o horror habita no coração da AmazôniaA bruxa, entre outros.

Também concederam entrevistas sobre a relevância de se valorizar o folclore nas áreas de educação e cultura os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), José Serra (PSDB-SP), Fátima Bezerra (PT-RN), Jorge Viana (PT-AC) e João Capiberibe (PSB-AP).

Ouça também a série especial Halloween e o Folclore Brasileiro, dividida em seis episódios.

27/10/2017, 14h45 - ATUALIZADO EM 27/12/2017, 15h01
Duração de áudio: 27:30
ilhabela.sp.gov.br
27:30Halloween e o Folclore Brasileiro
1ª parte
12:35
2ª parte
14:55
Ao vivo
00:0000:00