Aumento do número de feminicídios — Rádio Senado
Pautas Femininas

Aumento do número de feminicídios

A taxa de feminicídio no Brasil é a quinta maior do mundo, com uma média de 4,8 assassinatos para cada 100 mil mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde. Dados do Atlas da Violência (2019 revelam que a morte violenta intencional de mulheres no ambiente doméstico cresceu 17% em cinco anos.

O aumento dos casos de feminicídio foi discutido nesta quinta-feira (3) em audiência pública promovida pela Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher. A pesquisadora e professora da Universidade de Brasília (UnB), Lourdes Maria Bandeira, chamou a atenção para fatores históricos e sociais que naturalizam a violência de gênero em uma sociedade tradicionalmente patriarcal e escravocrata. Aline Yamamoto, da ONU Mulheres, ressaltou a posse de armas como um agente de agravamento dos feminicídios.

Também participaram do debate a deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG) e o representante do Observatório da Mulher Contra a Violência do Senado, Henrique Marques Ribeiro. O pedido para a realização da audiência foi da senadora Leila Barros (PSB-DF).

Ouça os detalhes sobre o assunto nesta edição do Pautas Femininas.

04/10/2019, 18h38 - ATUALIZADO EM 04/10/2019, 19h20
Duração de áudio: 10:02
Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) realiza audiência pública para tratar sobre feminicídio e violência contra a mulher.

Mesa:
pesquisadora e professora da Universidade de Brasília (UnB), Lourdes Maria Bandeira;
senadora Leila Barros (PSB-DF);
gerente de projetos na área de enfrentamento à violência da ONU Mulheres, Aline Yamamoto;
representante do Observatório da Mulher Contra a Violência do Senado Federal, Henrique Marques Ribeiro.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Ao vivo
00:0000:00